PODCASTS | CRIMINAIS

09/04/2020

Como vocês sabem o mau amor por podcasts tem vindo a aumentar e já fazem parte do meu dia-a-dia. Ouço dos mais variados temas e claro que se adoro séries sobre crimes reais, quando descobri que existiam podcasts com o mesmo tema fiquei rendida. Hoje falo-vos de três deles.


Este foi o primeiro podcast com a temática de crime que ouvi e claro que fiquei logo rendida. Este podcast é da mesma produtora do podcast que apaixonou os norte americanos e que toda a gente diz que influenciou o mundo a ouvir podcasts, o "This American Life". Na primeira temporada do Serial, e aquela que ouvi deles, acompanhamos a história do Adnan Syed acusado no final dos anos 80 e início dos anos 2000 da morte da sua namorada. Este podcast teve tanto impacto que foi até produzida uma série documental para a HBO. Nesta série nós acompanhamos toda a investigação à volta deste caso que para os produtores e para a família e o próprio não está bem contada. Os podcasts criminais como são narrados e não têm recurso a imagens por vezes podem tornar-se longos e demorados porque é necessário ao narrador e escritor da história explicar bem para que quem está a ouvir compreenda toda a história e se conecte com a história. Eu adorei esta temporada, tanto que não senti a necessidade de ir ver o documentário. E é com certeza um podcast que recomendo.

O In the Dark veio logo depois do Serial e foi nas minhas pesquisas por podcasts da área aquele que mais me chamou à atenção. Deste podcast eu já ouvi as duas temporadas disponíveis. A primeira temporada é sobre o desaparecimento de um menino no final do anos 80 numa zona rural do Minnesota, e cuja investigação durou 27 anos. O mais estranho desta investigação foi sem sobra de dúvidas todas as falhas da investigação inicial e que nos mostram o quão importantes são na investigação de qualquer crime. E também que muitas vezes a solução para o caso está tão perto que ninguém a consegue ver.

Já quanto à sua segunda temporada ela acompanha a história do Curtis Flowers, um homem que foi condenado quando tinha 20 anos pela morte de 5 pessoas numa loja local onde ele trabalhava. Durante 20 anos que esteve preso manteve a sua inocência e o seu caso chegou às produtoras do podcast que ao longo de vários episódios tentam desconstruir o caso do Curtis, falando com familiares, testemunhas e desmembrando a investigação. O que é certo é que durante a publicação do podcast novos desenvolvimentos permitiram que os advogados conseguissem que um recurso chegasse ao Supremo Tribunal e que o Curtis saísse da prisão. O caso como é natural ainda está em aberto, nomeadamente com a repetição provável do julgamento e por isso aguardo que o podcast regresse com novos desenvolvimentos. 

Tive conhecimento deste podcast através de um outro que ainda vos vou falar nesta rubrica. O projecto humanos já vai na sua terceira temporada que é a que estou a ouvir neste momento. E ao contrário dos dois podcatss que mencionei primeiro, que são em inglês, este é em português e relata-nos um caso que aconteceu no Brasil. À semelhança dos primeiros a ideia é desmembrar um caso que ficou bem conhecido no Brasil e que nos conta a história do assassinato do Evandro, um menino de 8 anos que um dia desapareceu para aparecer dias depois vítima de um ritual. O caso torna-se mais estranho quando são presas sete pessoas e a partir daí é toda a investigação que de episódio em episódio nos vai surpreendendo. É incrível pensar que vemos sempre os documentários norte americanos e comentamos sempre como lá os crimes são tão mal investigados e acusados, como tudo é político  e de repente temos um caso ali ao lado, que aconteceu nos anos 90, mas que demosntra que o ser humano não é assim tão diferente no mundo. Deste podcast ainda só ouvi 5 episódios, ele tem mais de 20 e por isso esta é uma recomendação do que já ouvi. Este podcast também vai ser adaptado a série documental e por isso se quiserem esperar para verem a série estará para breve.

Estas são as minhas recomendações em podcasts de crime. E vocês? Costumam ouvir este tipo de podcasts?



Join the conversation!

© Diário da Chris. Design by FCD.