FILMES PORTUGUESES QUE QUERO VER

20/04/2020

O cinema português tem vindo a melhorar a olhos vistos para mim nos últimos anos. As produções por cá têm se tornado mais sérias, mais profissionais, e mais ao nível de qualquer cinema premiado. Hoje falo-vos de seis filmes portugueses que quero muito ver.

Soldado Milhões

Tenho uma rubrica ainda meio em aberto na minha vida dedicada à Primeira Guerra Mundial. Sinto sempre que se dá mais importância à Segunda Grande Guerra e a primeira fica sempre esquecida. Quando iniciei este projecto o filme "Soldado Milhões" estreava nos cinemas. Quis muito na altura ir vê-lo ao cinema, mas a vida não o proporcionou. Mas a curiosidade não deixou de ser grande em relação a este filme porque ele mostra-nos a história dos portugueses que combateram na primeira guerra mundial. 

Snu

Este filme conta-nos a história de Snu Abecassis, editora, e de Sá Carneiro antigo Primeiro Minsitro. Não conheço bem a história destas duas individualidades, mas desde que o filme foi anunciado que eu tenho uma certa curiosidade pelo mesmo. Por isso cá está ele, no meio das minhas escolhas.

Fátima

Todos nós conhecemos alguém que já fez uma peregrinação a Fátima, seja ela uma pessoa amiga, ou até familiar. Muitas são as histórias que se ouvem do que é fazer esta caminhada e do que significa. E é tentar mostrar isso que este filme tenta fazer. E também desde que este filme saiu que eu tenho muita curiosidade para o ver. Tenho relatos muito próximos de mim de pessoas que fizeram vezes sem conta os caminhos até Fátima e que contam que a experiência é única e indescritível. E por isso quero ver como conseguiram passar isso para um filme.

 A Fábrica de Nada

A história do filme é uma bem conhecida de muitos trabalhadores portugueses. Um dia os empregados descobrem que a fábrica vai fechar e decidem organizar uma ocupação à fábrica para tentar que a mesma não feche. Volta e meia deparo-me com este filme e a curiosidade à volta dele renasce também, e por isso quero muito ver.

Cartas de Guerra

Baseado no livro com o mesmo nome de António Lobo Antunes, conta-nos a história de um jovem soldado a combater em Agola em 1971 enquanto escreve cartas à sua mulher. O que mais me chamou à atenção deste filme foi o facto de ele ser a preto e branco dando-lhe um tom bem melancólico e claro o seu casting. Muito curiosa.

Alice

Sempre que falo com alguém sobre cinema português quase toda a gente me recomenda e fala bem do filme Alice. Este é já de 2005 e fala-nos sobre o desaparecimento de Alice e da busca incessante do seu pai pelo seu paradeiro. Não sei porquê só agora que me começaram a falar dele é que a minha curiosidade por ele começou a crescer, mas é definitivamente um filme que quero ver muito em breve.


E vocês? Que filmes portugueses me recomendam?



Join the conversation!

© Diário da Chris. Design by FCD.