No desafio de hoje do #nossodiarioemquarentena o desafio era partilhar uma lista literária. Então decidi partilhar com vocês alguns clássicos da literatura que quero muito ler.
1 - "Guerra e Paz" de Lev Tolstoi: Desde que li "Anna Karenina" que quero ler mais livros que se passem na Rússia e sobre a Rússia, e este é sem sombra de dúvidas um dos mais recomendados por amantes de clássicos. O livro e também as suas adaptações principalmente para séries de TV que me parecem sempre tão apaixonantes. É um livro que definitivamente me desperta muita curiosidade.
2 - "A Peste" de Albert Camus: Estamos a viver uma epidemia e claro que um livro que retrate o tema, e ainda para mais um clássico, que me desperta curiosidade. Já tinha curiosidade em ler algo do autor, mas acho que vou mesmo começar por este livro.
3 - "Norte e Sul" de Elizabeth Gaskell: Sobre este livro apenas sei que retrata a viagem da protagonista do mesmo, desde o sul da Inglaterra até ao norte. Mas sei que é um clássico da literatura muito aclamado e que me desperta curiosidade.
4 - "A Cidade e as Serras" de Eça de Queiroz: Quem não leu "Os Maias" na escola e passou por aquela experiência de ler um clássico da literatura portuguesa e não amar. Eu confesso que faço parte do grupo que leu e gostou, mas não amou. Por isso quero ler mais coisas do autor e este livro que vos falo hoje é sem sombra de dúvidas um dos livros do autor que quero muito ler. Neste livro o autor compara a cidade e o campo e o contraste que havia na altura e que acredito continua a existir nos dias de hoje.
5 - "Boas Esposas" de Louisa May Alcott: Li o primeiro livro desta série o "Mulherzinhas" e adorei e por isso fiquei logo com curiosidade para ler o segundo. Conta a história de quatro irmãs nos Estados Unidos durante a Guerra Civil, e este livro em particular vai seguir a história destas irmãs já depois do primeiro livro durante o seu início de vida adulta.
6 - "As Pupilas do Senhor Reitor" de Júlio Dinis: O que mais chama a atenção deste livro é sem sombra de dúvidas o seu título bem pomposo. É um romance e conta-nos a história de um jovem recém licenciado em medicina que regressa à sua aldeia e que vai chocar a mesma com as suas escolhas românticas.
Confesso que a literatura clássica portuguesa é aquela em que tenho mais lacunas na minha vida literária e que espero aos poucos começar a mudar isso.
E vocês? Que clássicos vos falta ler?
Quero muuuito ler A Peste!!!
ResponderEliminarTemos em comum o "Guerra e Paz", que também quero muito ler :) Também queria começar Júlio Dinis mas acho que com "Uma Família Inglesa", só porque já tenho o livro em casa. Para além disso tenho curiosidade com "Os Buddenbrook" e "Notre Dame de Paris" :)
ResponderEliminar