CINEMA | MOLLY'S GAME, KONG SKULL ISLAND, MARSHALL, LOGAN

E com este post termino oficialmente a minha maratona dos Oscars. Ainda vão sair dois posts  sobre as curtas, mas de filmes já vi tudo o que queria e consegui ver e por isso vamos lá saber o que achei destes quatro filmes.


Em "Molly's Game" vamos acompanhar a Molly uma ex esquiadora da equipa nacional dos Estados Unidos que após uma queda que a deixou fora da corrida decide tirar um ano antes de ingressar na universidade e por isso muda-se para Las Vegas onde vai arranjar um trabalho num bar. Rapidamente arranja também um trabalho de dia e o seu patrão um dia decide que ela o vai ajudar no seu negócio de organizar jogos de poker um pouco clandestinos. A esses jogos comparecem estrelas mundiais e ela vai aprender o negócio de uma forma exemplar e um dia decide ela própria pegar nos contactos e montar os seus próprios jogos de poker. Só que nem tudo corre bem e um dia ela é presa e acusada de um crime federal. Este é um filme baseado numa história real e possivelmente em partes do livro que a verdadeira Molly Bloom escreveu. E eu gostei muito deste filme. Mostra-nos uma mulher frágil pelo seu passado com um pai austero e que a influenciou a ser uma pessoa focada nos seus objectivos mas sem visão do que é certo ou errado para ela. O filme vai alternando entre a história actual da Molly na sua luta no processo judicial e entre a Molly do passado desde a sua infância até ao momento em que ela começa a organizar os jogos de poker, e todas estas transições com a narração da Jessica Chastain faz-nos mesmo entrar na história e torcer por um final feliz. Um filme que recomendo.

Em "Kong Skull Island" estamos em plena Guerra Fria e na tentativa de a América ser superior à Rússia, aceita a ideia de um historiador e financia uma exploração à Skull Island. Nesta ilha acredita-se existirem seres do outro mundo, mas quem lá vai não costuma voltar para contar a história. Para esta expedição são contratadas várias pessoas com as mais variadas especialidades e quando lá chegam deparam-se com uma ilha cheia de surpresas liderada pelo Kong um gorila gigante que não tem um mau intimo, apenas tenta combater os outros super animais que lá habitam. Este é um filme muito bem produzido, com uma imagem muito boa e uma acção q.b. de interessante. Mas afinal não passa disso, um pouco batido e com ideias já utilizadas noutros filmes. Acho que não acrescentou nada de novo ao mundo cinema, ganhando apenas pela sua qualidade técnica.

"Marshall" conta-nos a história do Marshall um advogado negro que trabalha num escritório de advogados que lutam pela defesa dos direitos dos negros. Ele corre a américa a defender casos jurídicos onde negros são os acusados e normalmente tem uma taxa de sucesso muito boa. Mas não é fácil, numa altura onde os negros ainda não eram tratados como iguais lutar pelos seus direitos não foi e não é fácil. Neste filme especificamente vamos acompanhar o seu trabalho quando um negro é acusado de violar a sua patroa e de a tentar assassinar. Gostei muito do filme, não fosse eu fã de filmes de casos jurídicos e achei o mesmo credível e interessante. O sistema jurídico americano não mudou muito ao longo do anos e é sempre interessante ver como é a sua dinâmica. No entanto o filme não é excelente principalmente porque tem partes clichés e busca sempre um final feliz quando ele nem sempre existe. Está nomeado aos Oscars com uma canção original que provavelmente perderá para um dos seus concorrentes. 


"Logan" é um filme de super heróis da Marvel. Quem me conhece sabe que estes filmes não são a minha praia. Mas sempre me disseram que este era diferente e que dava outro tom aos típicos filmes de super heróis. Eu fiquei curiosa mas o facto de estar nomeado aos Oscars deu-me o empurrãozinho para o ver. O filme conta-nos a história do Volverine e do professor Charles quando eles já estão mais velhos. Na fase do filme eles têm de se esconder porque basicamente os seus similares foram banidos da terra e é quando estão escondidos que são abordados por uma mulher que lhes apresenta a Laura uma menina também especial e com poderes em tudo semelhantes aos do Volverine. Eu gostei muito do filme, ele não é de todo um filme de super heróis dito normal, mas sim um filme que aborda muito bem o tema das pessoas com poderes especiais e da forma como as mesmas são vistas, inicialmente como pessoas estranhas e más para a sociedade, mas depois como futuros escravos e exércitos perfeitos para os governos. É um filme que lida bem com a velhice e os problemas que daí advêm e acima de tudo com o fim da vida. Tem a sua acção e a sua aventura, mas é um filme que nos prende e que nos deixa a querer saber como tudo irá terminar. Acima de tudo não precisam de saber a história completa deles enquanto super heróis e ver este filme apenas como pessoas individuas que são.

E vocês? Já viram algum deste filmes?


Sem comentários