CINEMA | BLADE RUNNER, BLADE RUNNER 2049

Gosto muito de filmes de ficção cientifica e por isso já me tinha deparado com o filme "Blade Runner". Sabia que o queria ver mas ainda não tinha chegado o momento. Com o lançamento do filme "Blade Runner 2049" soube que o tinha de ver para ver o novo filme e ainda bem que o fiz porque descobri dois filmes fantásticos.


No filme de 1982, estamos em 2019 e o mundo está um caos, com excesso de população, e cheio de excentricidades, leva a que os governantes decidam criar clones do humanos para que os mesmos se tornassem escravos deless. Só que após um motim desses clones eles são banidos e expulsos para colónias extraterrestres. Na terra ficaram também os Blade Runner, pessoas treinadas para acabarem com os clones que conseguem fugir às malhas das autoridades. E este é um filme tão poderoso. Para já todos os criadores do mesmo foram muito visionários porque não só vejamos, já estamos em 2019 e apesar de não estarmos completamente como neste filme, caminhamos a passos largos para lá. O mundo tem excesso de população, de poluição, de consumismo e de ideias mirabolantes. Já tentamos arranjar substitutos para os humanos a todo o custo e esse é o nosso futuro eminente. Mas este é também um filme muito emocional, ao colocar sempre em evidência a eminência da morte e o seu significado, ou o confronto entre o humano e o criado, as memórias vividas e as implantadas e todos os confrontos que daí advêm. Um filme que nos faz pensar em tudo aquilo que o futuro nos reserva e em tudo aquilo que estamos a criar para as gerações futuras. E depois este é um filme muito bem produzido, desde a sua imagem, aos seus cenários onde impera o caos, onde há sempre muitas pessoas e onde chove sempre. Os neons e as excentricidades também fazem parte do filme como os carros voadores. Em resumo é um filme muito interessante que alia uma boa ideia, uma imagem muito intrigante a uma história marcante.

E agora temos "Blade Runner 2049" uma história 30 anos depois da primeira e que trás um upgrade que eu gostei muito. Neste filme conhecemos K, um Blade Runner neste mundo um pouco melhorado onde anos antes existiu um Black Out e as coisas quase que começaram do zero. Agora os clones são criados à imagem e semelhança das autoridades e os Blade Runners existem para extinguir os antigos clones que teimam em viver à margem e a criarem problemas no mundo actual. Um dia, numa das missões de K ele descobre um segredo capaz de mudar o rumo da história. E eu gostei tanto deste filme, mais até do que estava à espera porque vejamos o mesmo tem quase três horas de duração e é lento cheio de silêncios e isso fez muitas pessoas afastarem-se do filme e até por nem gostarem dele. Eu cá começo a achar que este é um dos meus géneros favoritos, aqueles filmes que dão tempo para nós espectadores assimilarmos aquilo que estamos a ver. Neste filme mesmo 30 anos depois do primeiro a história não muda assim tanto apesar de o mesmo ter alguns upgrades como veículos voadores mais modernos ou formas de relacionamentos mais electrónicos, um pouco a lembrar o filme "Her", mas de uma forma muito original e cheia de sentimento. Mas acima de tudo continuamos a ter uma ideia de futuro cada vez mais incerto. Mas para além de toda esta história excêntrica e mirabolante temos uma super produção onde a fotografia é brilhante, a escolha de cores e cenários está espectacular e os efeitos apesar de excêntricos estão credíveis. Mais uma vez é um filme que nos faz pensar e torcer pelo nosso herói e a mim fez-me querer que o filme continuasse e nos mostrasse mais e mais aventuras, até porque o mesmo não termina com um final fechado. Enfim, recomendo muito o filme e torço para que ganhe alguns dos Oscars técnicos a que está nomeado.

São dois filmes que recomendo muito não só a fãs de ficção científica mas a todos os que gostam de ver filme com uma história nas entrelinhas fantástica.

2 comentários

  1. Excelente post o filme vale a pena. Ryan Gosling é um homem muito carismático e Professional, se entrega a cada um dos seus projetos. Em trailer Blade Runner 2 amei tudo, faz um ótimo trabalho, fiquei emocionada, fez uma atuação maravilhosa, o filme tem uma grande historia e acho que o papel que ele interpreta caiu como uma luva, sem dúvida vou ver este filme novamente.

    ResponderEliminar