CINEMA | THE GREATEST SHOWMAN

The Greatest Showman é um dos musicais de 2017 e um dos filmes que está a dar que falar. O trailer entusiasmou-me e eu acabei por ir ao cinema ver este filme. Dizem que poderá estar nos oscars com a sua banda sonora e uma das suas músicas originais, e hoje partilho com vocês se é apenas isso que vale a pena neste filme.
Inspirado na vida do ambicioso e visionário P.T. Barnum, fundador dos que mais tarde se tornariam os famosos circos Ringling Bros. e Barnum & Baily Circus. A história de um homem que surgiu do nada para criar o maior espectáculo à face da terra num filme que se apresenta sob a forma de um musical ousado e original, uma celebração do nascimento do show business moderno.
Este filme tenta contar a história do criador do circo. Um homem que não teve uma infância fácil e que um dia tem a oportunidade de comprar um museu de criaturas diferentes. Lá ele tem toda a espécie de criaturas em cera, mas isso não lhe chega e um dia decide montar um espectáculo com pessoas fora do normal, uma mulher com barba, um homem tatuado, um outro muito gordo, outro muito alto, um anão, entre outros. O desconhecido e o estranho atraem pessoas, para o bem e para o mal, que vão tonar Barnum conhecido como um grande homem do showbiz. Mas será que isto é tudo verdade? Quando parti para o filme, não conhecia a história deste homem, e só quando saí é que fui avisada que nem tudo era como estava no filme. Isto porque ao que parece Barnum não foi a pessoa tão querida como aparece no filme. Na realidade o verdadeiro Barnum não era uma pessoa tão ingénua e não usou as pessoas diferentes de uma forma tão altruísta. No filme tentam passar a imagem de um homem aldrabão, ambicioso demais, mas acho que na realidade o verdadeiro criador do circo era muito pior.

O filme é um musical cheio de música, dança e muitos momentos coloridos. Mas soube-me a pouco. Primeiro porque me soou sempre tudo muito cliché, tudo muito romântico e fácil. Para além de achar o filme sempre um pouco artificial e nem nos momentos musicais senti um verdadeiro empenho nos actores em cantar para não parecer tanto o murmurar. É um filme que apela à diversidade, à procura dos sonhos e ao aceitar a diferença, mas depois de saber a verdade sou-me a falso. Numa altura em que se procura mostrar a verdade fiquei desiludida com os produtores do filme. Teria ficado tão mais real e negro se explorassem todo o lado mais macabro e terrível da figura do Barnum. Se tivessem colocado o filme não tão colorido, mais real e com músicas mais antigas e não tão pop e comerciais. Assim, ficou apenas mais um filme.

De realçar neste filme, as músicas, que apesar de serem numa onda pop, são criativas e contêm imenso ritmo, ficam na memória, e fazem parte do melhor do filme. Para além claro de todo um valor acrescentado de produção, no guarda-roupa, na reconstrução histórica e claro em todo o circo. Vale a pena ver se forem fãs de musicais, mas para mim ficou aquém das expectativas.


E vocês? O que me têm a dizer deste filme?

4 comentários

  1. Nunca gostei de musicais e agora com a tua review, fiquei um pouco desiludida. Acredito que o filme seja mais comercial, até porque acho que grande parte dos produtores têm um pouco de medo de arriscar...
    Beijinhos, suspiros da bea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fiques desiludida, acho que lhe deves dar uma oportunidade, só assim é que vais perceber se gostas ou não..
      Espero que te tenha dado um empurrãozinho para o veres!
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Agora estou zangada contigo! Eu, que não sou fã de musicais, adorei os momentos de música deste, a ponto de ouvir essas músicas vezes sem conta nos dias seguintes! E, deixando de parte toda a realidade sobre o Barnum, que também só vim a saber depois de ver o filme, foi um filme que me deixou contente...
    Percebo o teu lado mas não gosto (e isto agora é uma tentativa de fazer birra xD )
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh.. não te zangues.. :D
      Não podemos gostar todos do mesmo não é?
      Beijinhos*

      Eliminar