CINEMA | ERNEST & CELESTINE

"Ernest & Celestine" é aquele filme fofo do qual nunca mais se vão esquecer. Foi uma das maiores surpresas que tive este ano, e um que só vos posso recomendar. 
 Na sociedade tradicional dos ursos, a amizade entre eles e os ratos não é algo bem visto. Ernest é um grande urso, palhaço e músico, que vai acolher em sua casa a ratinha Célestine, uma orfã que escapou do mundo subterrâneo dos roedores. Com muita amizade, os dois vão encontrar uma vida confortável, mudando, para sempre, as normas desse mundo.
 Acho que aquilo que mais chama à vista deste filme é a sua imagem, animação e banda sonora. Todo ele desenhado e quase como se fosse em aquarela é um filme doce e delicado que retrata muito bem numa sociedade dividida entre ursos e ratos aquilo que é a nossa sociedade. Neste filme conhecemos a Celestine, uma ratinha que vive no mundo subterrâneo dos Ratos. Lá ela cresceu a aprender que os ursos, a população que habita o solo era o inimigo. Mas ela nunca acreditou nisso e quando um dia ela é obrigada a vir à superfície em trabalho ela vai conhecer o Ernest e juntos vão viver a maior aventura da vida deles. Mais do que a história elaborada, este é um filme simples, de uma história simples, mas que nos fala de um assunto tão grande. Aquilo que nos separa é muitas vezes aquilo que nos une e este filme espelha bem isso mesmo. Se o compararmos ao nosso dia-a-dia, vamos reconhecer muitos mundos distantes, muito preconceito, muitas ideias pré concebidas, que à mais pequena prova em contrário vê todas as ideias caírem por terra. É um filme que com esse simplicidade nos é capaz de passar tanto. 

E depois claro é um dos filmes mais bonitos que já vi em termos de animação, porque é isso mesmo simples, elegante, suave e que nos consegue apegar desde o primeiro minuto. São as aventuras, o carinho, a amizade, a diversão e os momentos de mais emoção que tornam este filme tão memorável. Para não falar de uma banda sonora fantástica que complementa todo este filme de uma forma espectacular. É com certeza um filme que vos recomendo. 


E vocês? Já viram este filme?
O que acharam?

Sem comentários