Com tecnologia do Blogger.

CINEMA | WRINKLES

Vi este filme para um podcast de animação e confesso que até a essa data eu não conhecia este filme. Foi por isso uma agradável surpresa e um filme que me marcou muito. Quero recomendá-lo a toda a gente e é por isso que hoje falo dele aqui no blog.

Emílio e Miguel são dois amigos a dividir quarto num lar de terceira idade. Quando são diagnosticados a Emílio os primeiros sintomas de Alzheimer, Miguel percebe que terá de encontrar uma maneira de impedir que o transfiram para o segundo andar da instituição, para onde, supostamente, são deslocados os casos sem solução. Assim, ao mesmo tempo que um se vai perdendo nos labirintos da memória, confundindo a realidade com criações da sua mente envelhecida, o outro arranja um plano infalível que provará a todos que, mesmo na velhice, a amizade é o bem mais precioso.

Emílio é um homem na terceira idade. Quando começa a ser uma pessoa a mais para o seu filho este interna-o num lar para idosos. Contrariado Emílio vai, mas sempre triste porque aquele não é o local onde ele se sente feliz. Lá ele vai conhecer o Miguel o seu colega de quarto, uma pessoa muito interessante que apesar de não adorar viver no lar, tira o maior partido de lá viver. Juntos vão se tornar amigos e vão tentar ser o mais felizes que conseguirem no tão temido lar.

Este foi um filme que me tocou muito. Talvez por retratar uma realidade tão próxima de mim, senti-me tocada com tudo aquilo que o filme nos transmite. É realmente um filme real e com o qual nos vamos relacionar, divertir e emocionar, porque este é um filme de animação sobre a realidade e que todos nós adultos deveríamos ver. Mais do que vermos aquilo que ali é retratado sentir aquilo que o argumento nos quer passar, aquilo que as vozes nos fazem sentir, viver com os personagens aquilo que estão a sentir é o melhor que este filme tem. A sua realidade dói e faz-nos querer ser melhores pessoas. E este não é suposto ser um filme triste, mas sim um filme que quer trazer esperança apesar da realidade retratada. A esperança num amanhã melhor, na criação de amizades, na ligação que todos nós fazemos uns com os outros todos os dias, nas capacidades que continuamos a ter apesar da nossa velhice. E é por tudo isto que eu recomendo muito este filme.

Este filme é baseado numa graphic novel de Paco Roca que fiquei com uma enorme curiosidade de ler e quero muito ter esta história na minha estante quer em formato DVD, quer em formato livro. É sem sombra de dúvidas uma história que nos faz pensar e nos faz pôr em perspectiva certas atitudes da nossa vida e eu gosto quando as histórias têm essa capacidade em mim. E por isso recomendo muito que vejam o filme.


Deixo-vos ainda com o podcast onde falo sobre este filme onde podem saber mais sobre a minha opinião.


Sem comentários