LISBOA | CRISTO REI

No dia que fui fazer a viagem de cacilheiro aproveitei para conhecer o Cristo Rei. Para quem visita Lisboa este monumento faz parte integrante da cidade. Como ainda não conhecia decidimos visitar o monumento em si que fica integrado no Santuário Nacional de Cristo Rei e subir mesmo ao topo do monumento. Não estava à espera de ter gostado tanto deste passeio, ma a vista que este monumento nos proporciona pela cidade de Lisboa é maravilhosa.

A vista sobre a ponte 25 de Abril, a vista pela cidade de Lisboa ou simplesmente pelo rio Tejo é com certeza a melhor parte deste passeio e por aquilo a que aconselho que visitem o Cristo Rei. Foi o que mais gostei e o que não vou esquecer tão cedo.

E depois, como não podia deixar de ser, temos o monumento do Cristo Rei. O nosso Cristo Rei foi inspirado no Cristo Rendentor do Brasil. Reza a história que em 1934 durante uma visita ao Rio de Janeiro o Cardeal Patriarca de Lisboa, à época Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, viu o Cristo Redentor e quis fazer em Portugal uma estátua igual. A ideia acabou por ser bem recebida por cá que viu luz verde para a sua construção, ao mesmo tempo que surge a história de que se tinha feito uma promessa de que se Portugal se livrasse de participar na Segunda Guerra Mundial a construção do monumento iria mesmo para a frente. Histórias à parte a estátua foi inaugurada em 1959 e hoje em dia pertence a um santuário em sua honra. Para se subir ao topo do monumento existe um custo de €5, que reverte para a manutenção do santuário, e sobe-se através de um elevador e de algumas escadas no topo. A vista é de arrebatar e acho que vale a pena visitar, nem que seja uma vez na vida.

E vocês? Já visitaram o Cristo Rei?

2 comentários

  1. É uma vergonha viver na margem sul e nunca ter visitado o Cristo Rei. Conotações religiosas de parte, a vista é incrível! Confesso que não me recordava da origem da estátua portanto já re-aprendi qualquer coisa hoje haha. As fotografias estão óptimas :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim a vista é mesmo o melhor.. tens de fazer uma visita!

      Eliminar