Com tecnologia do Blogger.

TV SHOWS | TRUE DETECTIVE, HOW TO GET WITH MURDER, THE FALL - ESPECIAL THRILLERS PSICOLÓGICOS

Esta semana está a ser uma semana dedicada aos thrillers psicológicos. A ideia partiu da Cláudia do canal e blog A Mulher que Ama Livros, depois do podcast que eu a Catarina fizemos no blog Serão no Sofá sobre o mesmo tema. A ideia, é nós através desta semana dar-vos recomendações de filmes, livros e séries que abordem o tema dos thrillers psicológicos. E eu decidi falar-vos de três séries televisivas. 

Se ouviram o nosso podcast poderão ter percebido que este é um género que gosto muito porque acaba por nos envolver a um ponto mais interessante por abordar a parte psicológica das pessoas e das suas acções. Decidi falar das séries porque neste formato, apesar de mais lento, conseguimos perceber com todos os seus pormenores a mente dos protagonistas e apreciar com mais calma tudo aquilo que se passa em cada história e em cada episódio.

True Detective (1ª Temp)
Sobre esta série só vou falar da primeira temporada, tanto por ainda só ter visto esta, como pelo facto de nesta série cada temporada abordar uma história isolada, portanto com princípio, meio e fim. E as personagens que entraram na primeira temporada não são as personagens da segunda temporada. Esta primeira temporada passa-se no Lousiana e nela vamos acompanhar os detectives Rust Cohle (Matthew McConaughey) e Martin Hart (Woody Harrelson). Em 1995 Rust e Martin são chamados a uma cena de um crime bizarro porque a posição do corpo poderia indicar estar numa posição de algum ritual. Com alguns altos e baixos eles acabam por capturar o possível criminoso e prendê-lo. Só que em 2002 durante um interrogatório um criminoso acaba por citar o crime de 95 e dizer que o assassino ainda está à solta e é aí que um deles volta a investigar por conta própria porque acaba por achar aquilo muito estranho. Em 2012 ambos são chamados a depor por causa do caso e é aí que a nossa história se começa a desenrolar. 

Esta é uma série que se torna um thriller psicológico por tudo aquilo que envolve. O principal acaba por ser sem sombra de dúvidas os crimes que são bizarros e cometidos de uma forma meio macabra. E o desenrolar dos anos e das investigações só vem aguçar ainda mais esse lado meio misterioso à cena. Mas a série também ganha pelos dois detectives que acrescentam e muito a esta série. Temos um Rust que perdeu tudo e quase que não liga à vida e que acaba por encontrar no trabalho uma forma de canalizar todo o seu lado negro. E depois temos um Marty que tem tudo mas que não dá bem valor a tudo. Ambos irão ser afectados por toda a investigação não só pelo que encontram mas por aquilo que isso afecta a vida deles e o que fará ou não ao seu psicológico e isso nota-se muito quando a série passa para um plano mais actual onde podemos ver como eles ficaram após aqueles anos todos de investigação. A série é fantástica em enredo, actuações e design quer em cenários como em fotografia e realização. Uma série que vos vai prender do princípio ao fim da temporada.

How to Get Away with Murder (1ª e 2ª Temp)
Esta é uma série mais popular e que à partida poderá não parecer tão thriller como pensariam, mas o que é certo é que ela tem suspense, tem acção e envolve muito o nosso psicológico. Nesta série acompanhamos a Annalise Keating, uma advogada e professora de Direito que tem por hábito a cada nova turma que ela acompanha escolher cinco estudantes para irem estagiar para o escritório dela e acompanharem-na nos seus casos. Acontece que após a última escolha dos cinco alunos coisas estranhas começam a acontecer envolvendo vários assassinatos que vão mudar para sempre a vida destas pessoas. Para além disso a Annalise Keating é uma advogada de peso que sabe jogar com a verdade dos factos e o psicológico de cada um para chegar ao ponto de resolver as coisas para o seu lado como ela quer, e isto aplica-se não só às salas de audiências como também ao seu dia-a-dia e em como as ideias dela e a forma como ela muda e gere o pensamento dos outros poderá ou não mudar o curso das coisas. Gosto muito desta série primeiro por abordar o Direito, e o Direito exercido de uma forma feroz e de uma forma cativante. Para além de ter um elenco fantástico a começar pela Viola Davis. É ainda uma série frenética que nos vai deixar colados ao ecrã não só para acompanhar os casos que por lá vão aparecendo, mas também para ver a evolução das personagens e como elas reagem às pressões psicológicas que a Annalise lhes coloca e às várias situações que vão vivendo. É uma série muito rica e intensa que me conseguiu prender durante as duas primeiras temporadas a que já assisti.

The Fall (1ª Temp)
Esta foi a série que decidi começar a ver para este especial. É uma série com temporadas pequenas e que já vai na 3ª temporada, mas com episódios de quase uma hora de duração cada. Para este especial apenas vi a 1ª temporada e que série que fui descobrir. Esta série conta-nos a história de uma agente da polícia de investigação a Stella Gibson (Gillian Anderson) que é destacada de Londres para Belfast para ajudar nas investigações de um assassino que tem uma forma muito especial de matar as suas vítimas. E é aqui que reside o nosso thriller psicológico. Não querendo revelar muito sobre a série porque como ela é pequena em quantidade de episódios, acho que se contar mais que isto será muito, porque a série é mais forte em termos de factos e acontecimentos, do que em história em si. É mais pesada pelas acções e por aquilo que nos transmite do que pela história que nos trás. É daqueles thrillers psicológicos que nos coloca a pensar na nossa vida, no nosso dia-a-dia, naquilo que se passa ao nosso redor. Todos os dias somos confrontados com situações que à partida não têm significado algum mas que podem levar a outras proporções para outras pessoas. E para além disso é uma série muito boa ao nos fazer questionar até que ponto o nosso próprio psicológico poderá ser moldado, o que nos faz ter determinada acção. Esta é uma série inglesa e portanto é uma série bem cuidada, com um argumento forte, que nos vai envolver e querer ajudar a desmascarar aquele criminoso. É uma série que nos deixa sempre com algo pendurado em cada episódio e por isso, apesar dos seus episódios longos, vamos querer ter sempre vontade de ver mais e mais, para além de ter terminado a primeira temporada de uma forma fantástica. Uma série que vou querer continuar a ver.

Amanhã será o último post e será a vez da Sandra do blog 'Say Hello to My Books'.

Deixo abaixo também o link de todos os participantes para que possam visitar e irem buscar recomendações deste género.


Espero que tenham gostado das minhas recomendações e partilhem connosco quais são as vossas séries favoritas que abordam este género.



4 comentários

  1. Não vi nenhuma mas fiquei mega curiosa com as duas primeiras. Acho que vou dar uma oportunidade. Obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tens de ver True Detective.. é muito bom.

      Eliminar