CINEMA | PASSENGERS, TROLLS, DOCTOR STRANGE, SULLY

E por aqui as opiniões não param e hoje trago-vos mais quatro opiniões conjuntas. Este filmes estão nomeados aos Oscars em menos categorias e categorias mais técnicas. Muitas vezes esquecidos são filmes que tem também o seu mérito por estarem nomeados aos grandes prémios do cinema.


Passengers
Este é talvez para mim a maior surpresa dos nomeados aos oscars, porque para mim à partida não seria filme para oscars. E agora depois de o ver continuo com a minha opinião. Passengers conta a história de uma nave espacial enviada com um conjunto de pessoas, de várias áreas, destinadas a povoar um novo planeta semelhante à terra. O problema surge quando uma das cápsulas avaria e um passageiro é obrigado a acordar 90 anos antes da chegada e sem possibilidade de voltar a dormir. Na sua solidão da nave ele apaixona-se por outra passageira e decide acordá-la e é aí que a aventura começa. Este é um filme muito interessante do ponto de vista de ser o retrato do que poderá acontecer daqui a uns largos anos. E a visão que nós temos da nave e da vida que por lá e vivida é bastante banal. Quando vi do que se tratava este filme estava à espera de algo mais cientifico e não tão romântico. Mais duro e não tão bonito. Mais introspectivo e não tão social. Porque convenhamos acordar numa nave sozinho e por lá permanecer sozinho é bastante assustador e psicologicamente duro. E todas essas condições foram um bocadinho abandonadas quando o amor surge e um pequeno problema técnico, rapidamente solucionado, aparece. É para mim um filme bom de ser visto num domingo à tarde e que  ficou aquém do que estava à espera. Nomeado para duas categorias, melhor banda sonora e produção visual, só merecia para mim a segunda nomeação.


Trolls
Filme de animação nomeado aos Oscars apenas para melhor canção original com “Can’t Stop the Feeling”, é um filme muito adorável e perfeito para as crianças. E confesso que não fosse o mesmo estar nomeado e não o teria visto tão cedo por o achar “criança” demais. E apesar de ser realmente um filme para essas idades acredito que irá ser um filme que irá agradar também aos adultos essencialmente pela sua banda sonora, ao invocar grandes músicas ao longo do filme. Mas este é um filme que nos conta a história da cidade dos Trolls e da sua comunidade, e como eles são uma comunidade muito alegre e muito unida, assombrada apenas pelos Brachs, uns ogres horríveis que adoram comer Trolls. Tudo corria bem até ao dia em que a comunidade dos Trolls é descoberta e alguns são raptados para satisfazer o rei da cidade dos Branchs e a Princesa Poppy tem de partir para os salvar. Aparte de histórias clichés, este é um filme muito bem produzido, muito colorido e com um sentido muito apurado dos sentidos visuais. Alia muito bem a história à banda sonora, sempre com alguma música bem conhecida a entrar em cena muito bem articulada com o tema da conversa ou da cena. Um filme que recomendo a ver com as crianças da família.


Doctor Strange
Não sei se sabem, mas eu não sou muito fã de filmes de super-heróis e este foi um dos filmes de super-heróis que mais me despertou curiosidade nos últimos tempos. E digo-vos foi um filme do qual gostei muito. Nomeado aos Oscars na categoria de melhores efeitos visuais, é um filme que merece a nomeação, mas que acredito que não irá ganhar. Logo no início do filme vemos uma cultura mágica paralela nada tradicional à nossa frente no filme. Ao mesmo tempo que ficamos curiosos com o que ali se passa é-nos apresentado o neurocirurgião Doctor Srtange, um médico muito bom, mas muito convencido. E é quando ele tem um acidente que fica sem sensibilidade nas mãos que ele pensa que o seu mundo acabou. É aí que lhe é apresentado o tal mundo que vimos no início do filme. Um mundo um pouco paralelo onde podemos desenvolver poderes mágicos e que de alguma forma controla o bem e o mal no mundo. Eu confesso que apesar de ainda não nos ser apresentado de todo o porquê daquele mundo alternativo eu gostei muito do filme. Este é para mim o filme ideal para quem, como eu, não gosta de filmes de super-heróis. Tem tudo na dose certa e foi disso que gostei muito. Tem uma história por trás, a do médico. Tem um mundo alternativo muito bem construído e tem heróis e vilões muito interessantes. O filme ganha também pela sua imagem e pelos seus efeitos especiais, ao nos mostrar sequências de lutas em prédios completamente transfigurados, como se legos se tratassem. É ainda um filme que balança bem o drama, a comédia e as lições de moral, que gostei, para além de um guarda roupa e uma imagem muito bonitas. Um filme que recomendo e do qual gostei muito.


Sully
Sully é o filme que retrata a tragédia que aconteceu quando um avião descolou do aeroporto de La Guardia em Nova Iorque e ao iniciar a sua viagem é abalroado por um bando de pássaros que lhes causa enormes problemas, incluindo a falha dos dois motores e a impossibilidade de voltar para qualquer aeroporto em tempo útil. Tendo cabido ao capitão do voo a decisão de planar sobre o rio Hudson, como a única forma de tentar salvar os tripulantes do avião. E o mais engraçado deste filme é que ele não se foca só no dia e naquilo que aconteceu, mas acima de tudo no após. Porque há boa maneira do ser humano, mesmo ele tendo salvo toda a gente, mesmo ele sendo um herói nacional, tinha de haver alí algum erro e alguém tinha que ser o culpado por tudo aquilo que aconteceu. E filme ganha essencialmente pela questão da humanidade. Quem questiona determinada decisão, tomada no calor do momento, com a responsabilidade de centenas de vidas nas costas e ainda ter o sangue frio de enfrentar tudo e todos. Este filme ganha acima de tudo pela interpretação do Tom Hanks, interpretação essa que nos faz realmente colocar no papel daquele homem que viu a sua vida mudar para sempre. Este não é um filme extraordinário, mas vale a pena ver pelo seu argumento, por aquilo que nos conta, e pelas interpretações que nos apresenta. Nomeado na categoria de edição de som, acredito também que não irá ganhar.


E vocês? Já viram algum destes filmes?

1 comentário

  1. Sully e o Doctor Strange são dois filmes que tenho de ver sem dúvida. Hão-de ser duas grandes performances dos protagonistas...

    ResponderEliminar