CINEMA | LA FAMILLE BÉLIER

Cada vez gosto mais do cinema francês, tanto do mais antigo como do mais moderno. Não sei porquê, acho que há ali qualquer coisa de mágico, algo que nos prende. Então quando ouvi falar  deste filme e de todo o sucesso que estava a ter tive mesmo que o ver, e não me desiludi nada. Um filme que vale muito a pena ver.

"Paula vive com os pais e o irmão numa pequena quinta e com apenas 16 anos é o forte pilar da sua família, sendo ela a principal responsável em ajudar o negócio dos pais, visto ser a única com a capacidade de comunicar através das palavras. Um dia descobre que tem um enorme talento para cantar e encorajada por um dos seus professores decide começar a treinar para fazer audições numa prestigiada escola de música em Paris. Paula terá então de enfrentar um dilema, optar por seguir o seu sonho ou deixar a sua família."
O que mais me chamou a atenção neste filme e aquilo de qua mais gostei foi a sua simplicidade. Apesar de toda a excentricidade da família eles são pessoas muito simples e apesar das suas limitações conseguiram educar os seus filhos e incutir-lhes bons valores.

O filme para além de abordar o tema da família e a sua relação, o dia-a-dia de uma adolescente com as suas descobertas pessoais, amorosas e até na música, aborda também a temática da surdez. Nesta família quase todos são surdos. O pai, a mãe e o irmão são surdos e só Paula ouve correctamente. Pormenor que tanto pode ser o melhor do mundo ao os ter tornado a família mais unida de sempre, como ser a pior coisa do mundo, ao não os deixar ouvir o maior talento da filha, o canto.

O filme é cheio de pormenores fofinhos, e outros cheios de graça, e em nenhum momento do filme, o facto de as personagens principais serem surdas foi impedimento para o filme brilhar e passar a mensagem prometida. Foi aliás um dos filmes onde vi esta temática ser abordada da forma mais bonita. A surdez neste filme não é impedimento para nada. Vemos um casal que criou os filhos, construiu um negócio e apesar de as coisas nem sempre terem sido fáceis, foi a superar todos os obstáculos que eles se tornaram a família que se tornaram. 

Este é um filme que recomendo muito. Um filme francês bem ao estilo moderno, com uma mensagem forte, que tenho a certeza não vos vai deixar indiferente.






6 comentários

  1. Apesar de não ser a maior fã de filmes franceses, o facto deste ter uma temática tão tocante e séria, juntamente com o facto de mexer com o assunto superação, chamou-me a atenção! Tenho de o adicionar à lista!!

    P.S.: Enviei-te um email, para o caso de não teres recebido a notificação. Espero que possamos conversar sobre o assunto.

    Beijinhos.
    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  2. Excelente blog, adoro as tematicas e o conteudo!
    Sem duvida uma inspiração para o meu mais recente bebé wwww.thathappymess.com :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. é filme mesmo bonito :D se precisares de filmes franceses passa pelo blog xD tenho uma etiqueta #French Movies

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso tenho ido ao teu blog para tomar apontamentos de filmes franceses.. :D
      Beijinhos*

      Eliminar