Com tecnologia do Blogger.

VIVER SOZINHA | COMO POUPAR?

Quando começamos a viver sozinhos a gestão do nosso dinheiro passa a ser uma das nossas tarefas e uma das nossas maiores preocupações. Temos despesas a honrar e temos também de viver. O dinheiro agora passa a ter que ser gerido de uma forma mais cautelosa, e no fim do mês terá que chegar a todo o lado. Quando vim viver sozinha já tinha um pouco uma noção das coisas e de como gerir mais ou menos a coisa. O que é certo é que só depois de realmente estar no terreno e na situação de o ter que gerir para tudo é que realmente começamos a dar razão aos conselhos dos nossos pais de como o dinheiro é uma coisa que tem de ser bem gerida.


A partir do momento em que somos nós que gerimos todo o nosso dinheiro, pelo menos para mim, passa a ser um esquema. Aquele vai para as compras da semana, aquele para a renda e para o passe, aquele outro para as viagens de fim-de-semana e ainda um resto para o lazer. Tudo passa a ser um grande esquema na nossa cabeça e até no papel, porque não nos podemos esquecer de nada. No meu dia-a-dia acabo por priorizar sempre as minhas obrigações, colocando logo de lado o dinheiro essencial para aquelas despesas que eu sei que são certas e o restante vou tentando gerir consoante o mês vai passando. É aqui que entram as grandes dicas de poupança. A seguir às despesas fixas que vamos tendo e com as quais nada podemos fazer, temos as despesas com a alimentação e nessas podemos poupar e muito. A minha grande dica é estarem sempre atentos às promoções. Sim, agarrem nos folhetos ou vejam online, mas estejam atentos àquilo que os supermercados têm para vos oferecer. Para além disso aconselho sempre as pessoas a fazerem os cartões dos próprios supermercados, porque nunca se sabe quando esse menino não nos ajuda a poupar mais uns trocos. E por fim claro sejam grandes aliados das marmitas. Acreditem andar a almoçar fora todos os dias é um grande arrombo ao vosso orçamento, por isso aproveitem a noite anterior para prepararem a vossa marmita para o dia seguinte e vão ver quanto vão conseguir poupar.

A roupa é outro dos itens com a qual não vão conseguir viver, mas que também terão que aprender a comprar com cabeça, tronco e membros. Não precisamos de muito dinheiro para andar bem vestidos, mas acreditem que às vezes o barato sai caro, por isso neste campo a minha grande dica é para comprarem com calma e moderação e que às vezes mais vale ter uma peça mas boa do que 5 e bem fracas. Nesta categoria estejam sempre atentos aos saldos ou às épocas de promoções. Ou então vão tentando encontrar as vossas peças chave e tentem formar um bom guarda-roupa base para depois irem acrescentando outras peças mas acessíveis.

Nesta questão da poupança é sempre bom ter um parceiro que nos ofereça cupões de desconto. Foi aí que descobri a MaisCupão. Este é um site que nos oferece descontos ou códigos de desconto em lojas dos mais variados assuntos, como lazer, desporto, electrodomésticos, e até alimentação. Realmente na altura de preparar todo o novo mês em termos de compras estes sites são uma mais valia. Fiquei agradavelmente surpresa com o mesmo e é por isso mesmo que o recomendo. Espreitem aqui porque acho que vão ficar surpreendidos.

2 comentários