LISBOA | O ELEVADOR DE SANTA JUSTA

Estar parada sem escrever nada aqui para o meu cantinho faz com que ande com um bloqueio mental e se soubessem a quantidade de vezes que tentei começar este post de certeza que se iriam rir de mim. Decidi voltar aqui ao blog com um daqueles posts que me colocam sempre um sorriso no rosto porque são posts de fotografia. Um dos pontos turísticos que tinha mesmo que conhecer era o elevador de Santa Justa e foi isso mesmo que fui conhecer um destes dias e é sobre isso mesmo que vos falo hoje. Preparem-se para a quantidade enorme de fotografias.


O elevador de Santa Justa liga a rua do Ouro e a Rua do Carmo e constitui um dos monumentos  mais emblemáticos da baixa de Lisboa. Projectado por Raul Mesnier Ponsard, um estudante de Gustave Eiffel, o elevador ficou pronto em 1902 e foi construído com o maior propósito de ligar a parte baixa da cidade à parte mais alta, facilitando assim a vida dos habitantes de Lisboa. Hoje é acima de tudo um monumento que não passa despercebido tanto a nacionais como a estrangeiros. Para além de ser um belíssimo monumento é também hoje um dos maiores miradouros a que podemos ter acesso na cidade. Na sua viagem temos acesso ao topo do elevador e a uma vista sobre a cidade sem fim. Deliciem-se com todas as fotografias que tirei nesse dia.

Depois de subir ao miradouro e de tirar as 750 fotografias, desci de lá a pé e vim ter à zona dos restauradores onde me deparei com mais um ou dois monumentos icónicos desta nossa cidade.

O cine-teatro Éden tem uma origem já bem antiga e pode-se dizer que já viu de tudo acontecer dentro das suas quatro paredes. Já foi uma garagem de automóveis, já foi um cine-teatro, e até um hotel. É difícil não reparar nele muito pela sua arquitectura. Tenho pena que edifícios como este tenham perdido um pouco da sua função quase de origem, mas feliz por saber que ao menos mantiveram o edifício. 

E por fim também o Hard Rock Café de Lisboa. Este já fica no final da praça dos Restauradores início da Avenida da Liberdade. Mas mesmo assim é um edifício a que não ficamos indiferentes enquanto ali andamos. Este é um dos restaurantes temáticos da marca Hard Rock, estando presente nas mais variadas cidades por todo o mundo. Ainda não o conheço por dentro o que com certeza ficará para uma próxima visita, mas gostei de saber que fica situado em mais um antigo cinema de Lisboa.

E esta foi mais uma das minhas vistas à nossa capital Espero que tenham gostado.
E vocês? Já visitaram o elevador de Santa Justa?

Sem comentários :

Enviar um comentário