BOOK | DENTRO DO SEGREDO

Já há algum tempo que andava curiosa por experimentar algum livro de José Luís Peixoto. Acho que o seu ar meio irreverente sempre me chamou à atenção e os seus livros também. Particularmente dois: "Cemitério de Pianos" e o "Dentro do Segredo". E como em 2015 eu tinha como objectivo ler um livro dele decidi pegar neste livro que hoje vos falo.

José Luís Peixoto teve o privilégio de poder embarcar numa das maiores viagens realizadas à Coreia do Norte. País que vive numa ditadura, onde pouca gente sai e muito pouca gente entra. Centrada no poder de um único homem e no seu poderio militar, a Coreia do Norte é o país mais fechado do mundo. Sem poder levar telemóvel, sem poder tirar muitas fotografias, sem poder escrever sobre a viagem, José Luís Peixoto aventura-se e relata-nos tudo o que lá viveu durante os dias da viagem com base naquilo que viu e presenciou.

A Coreia do Norte é talvez dos países que me despertam mais curiosidade porque é um país sobre o qual nós não sabemos quase nada, primeiro porque quem sai tem medo de falar e depois porque aquilo que nos é transmitido de lá nós não podemos afirmar ser verdade. Daí a minha grande curiosidade. E este livro conta-nos tudo aquilo que o autor fez e vivenciou desde que começou a preparar a viagem até ao momento em que regressa de lá. Conta-nos as dificuldades da viagem, da falta de liberdade como a de tirar uma simples fotografia, até ao estilo de vida completamente diferente deles. Da inercia deles, da obediência cega, da sua cultura. E há coisas neste livro que a mim me impressionaram muito, desde os hábitos deles, como o facto de apenas poderem cortar o cabelo de determinadas formas, à sua alimentação ou a forma como eles utilizam a televisão para os encher de propaganda política.

O que se passa na Coreia do Norte não é nada de novo e não é nada que já não tenha acontecido também no Ocidente, mas custa saber que em plenos dias de hoje há crianças que nascem e morrem sem saber realmente o que o mundo é.

Este livro é um relato muito real do que se passa lá, não só sobre o regime político, mas também aquilo que ele faz pelas pessoas e pelo país. Um livro do qual gostei muito e que recomendo.


NomeDentro do Segredo AutorJosé Luís Peixoto | Ano de publicação2012
Páginas 236 páginas | EditoraQuetzal 



2 comentários

  1. Fiquei bastante curiosa. Tenho amigas que adooooram a cultura da Coreia do Sul e saber que existe um livro que relata o outro lado da moeda suscita alguma curiosidade... Mais um para a lista! :D

    avidadelyne.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro realmente bom para conhecer esse outro lado da moeda...

      Eliminar