BOOK | TO ALL THE BOYS I'VE LOVED BEFORE (SÉRIE)

A pressão do Booktube por mais que não o queiramos de vez em quando acaba por nos influenciar nas escolhas que fazemos dos livros que lemos e que compramos. Há uns tempos atrás o lançamento do segundo livro desta duologia estava em alta e em todo o lado se falava dele. Influenciada um pouco por essa onda fiquei com uma vontade enorme de ler os livros e lá os ataquei. Posso-vos dizer que não fiquei totalmente surpreendida com aquilo que encontrei mas nem por isso deixei de gostar deles. É daqueles YA super deliciosos e fofinhos de ler que vão querer ter na vossa mala de verão este ano.

Lara Jean é uma rapariga completamente normal como todas as outras mas com uma pequena particularidade, ela escreve cartas de amor a todos os rapazes por quem já se apaixonou. Ela não as escreve para as enviar para os respectivos rapazes, escreve-as simplesmente para marcar aquele momento da vida dela em que por alguma razão se apaixonou por eles. Só que um dia elas miraculosamente são enviadas aos tais rapazes e o que vem a seguir é um completo desastre, ou será que não?

Temos que concordar que este livro tem uma premissa muito diferente daquilo que se tem escrito no mundo YA e foi isso, e aquelas capas maravilhosas, que me conquistaram à sua leitura. Porém não posso dizer que o mesmo me tenha surpreendido por aí além a ponto de o ter adorado porque infelizmente isso não aconteceu. A autora tem uma escrita maravilhosa que nos faz voar pelas páginas com uma fluidez fantástica e é para além disso deliciosa de se ler o que só acrescenta pontos positivos. No entanto e apesar de uma premissa tão inovadora acho que a autora não soube bem como a desenvolver e rapidamente o livro tornou-se numa outra história já bem batida nas histórias românticas. Confesso que acabei por ficar um pouco desapontada com esta reviravolta que o livro teve o que me levou à classificação que acabei por lhe atribuir. Porque se a história das cartas é importante num primeiro ponto no livro, rapidamente essa premissa é deixada de lado e quase que um pouco esquecida ao longo do livro.

Mas nem só de pontos negativos este livro se faz. No geral gostei de quase todas as personagens mas existiram duas que para mim se destacaram. A irmã da  Lara Jean, a Kitty é simplesmente a melhor personagem que este livro tem. Apesar de ser a mais nova das três irmãs que compõem o clã de irmãs deste livro, é a mais sábia e a mais perspicaz desta história e de vez em quando sai-se com cada uma que até nós não estamos à espera. E gostei também muito do Peter Kavinsky que não vos vou contar quem é na história para criar mais suspense em volta dele, mas que foi dos melhores pares românticos em livros YA que já li e que foi também um dos que contribuiu para que o meu interesse pelo livro não terminasse, porque combina o playboy desinteressado com o lado mais romântico.

Não vou falar muito do segundo livro porque poderia entrar em grandes spoilers, mas foi para mim um continuar do primeiro livro e como já me tinha desiludido um pouco com o primeiro também não me surpreendi com o segundo. Continua a ser uma óptima história YA mas sem nada de novo ou de muito extraordinário.

No geral foi uma história da qual gostei muito, mas também da qual estava à espera de muito mais. Desiludiu-me um pouco, mas nem por isso a deixo de recomendar. É uma óptima leitura de verão e mesmo para quem está a iniciar a leitura em inglês pois contém um nível de inglês muito fácil.



Image Map

8 comentários :

  1. Identifico-me com a primeira frase da tua opinião. Antes do blogue, descobria livros novos todos os dias, lia livros menos conhecidos só pelas suas sinopses e não me deixava levar pelo hype. Agora, toda a gente conhece grande parte dos livros da minha coleção, porque os escolho por essa mesma razão.
    Infelizmente, não concordo com alguns aspetos da tua opinião: não achei a escrita «fofinha e deliciosa» como toda a gente, mas sim simples ao ponto de não conseguir empregar emoção nas páginas e nos acontecimentos. Não gostei do par romântico ou, pelo menos, do desenvolvimento da relação. Há livros que leio e me desiludem, mas consigo compreender o hype à volta deles. Contudo, neste caso, não entendo o porquê do grande bornurinho. É uma leitura agradável, mas nada de espetacular.
    No entanto, também tenho como personagens preferidas a Kitty e o Peter K. Fico, como é óbvio, contente por teres gostado! :) Gostei de ler a tua opinião.
    Beijinhos e Boas Leituras!

    *Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo.. o booktube é mesmo uma grande influência..
      Também não gostei muito do par romântico, mas gostei da personagem masculina..
      Ainda bem.. :D
      Beijinhos e boas leituras..

      Eliminar
  2. Ouvi o primeiro em audiobook e adorei a experiência. O mistério à volta de quem podia ter todo enviado as cartas adivinhei logo. Mas sim, a Kitty é cá uma personagem, fartei-me de rir com ela. Eu gostei do livro achei muito fofo e acho que eles fazem um casal perfeito, adorei a cena quando eles foram a aquela casa comprar as cadeiras, acho que foi aí que deu para ver que ele gostava dela. Uma personagem que me irritou um bocado foi o Josh. Já comecei a ouvir o 2 livro, vamos ver como se desenrola a história..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Kitty é a melhor.. :D
      Sim a cena em que eles vão comprar as cadeiras foi tão fofinha.. digna de filme.. :D
      Por acaso também não gostei nada do Josh..
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Li o To All The Boys I've Loved Before na semana passada, também um pouco por influencia do booktube pois toda a gente falava bem dele! E até gostei, acabei por dar 4 estrelas! :)
    Estou agora a ler o P.S I Still Loved You e espero gostar como gostei do primeiro! :)

    johnsreportblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes do segundo.. eu gostei mas acabei por não adorar..
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. estou com imensa vontade de ler esses livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo, apesar de não ter adorado.. espero que gostes.. :D

      Eliminar