BOOK | SPUTNIK, MEU AMOR

Acredito que Murakami não seja para todos porque acredito também que nem todos vão saber o porquê dele escrever as histórias que escreve. Eu própria depois de ler este livro fiquei sem saber o verdadeiro significado desta história. Mas acredito também que Murakami seja muito mais que o significado que atribuímos às histórias. É a sua forma de escrita, a sua leveza, o seu tão incerto fim.

K, um jovem professor primário apaixona-se por Sumire, uma jovem aspirante a escritora. Quando esta estabelece uma relação com Miu, uma enigmática mulher de meia-idade, K é relegado para o papel de confidente. É aqui que começa a interessante e enigmática história deste triângulo amoroso, que nos oferece uma profunda reflexão sobre a solidão, os sonhos e aspirações do individuo e a necessidade de os adaptar à realidade.

Este livro foi a minha primeira experiência com a literatura de Murakami. Sempre ouvi falar coisas muito contraditórias sobre as obras dele. Há pessoas que a adoram e outras que nem tanto e eu sempre fiquei intrigada por tudo isso. Acredito que quando há muito alarido em volta de uma obra ou autor devemos pegar e comprovar com os nossos próprios olhos aquilo que achamos dela. Como primeira obra que li dele não sabia nada sobre ela, nem mesmo se o mesmo era adorado ou não pelos leitores e no final acabei por ficar surpreendida com a obra e com o autor.

Este não é um livro cheio de aventuras e desventuras, com imensas coisas a acontecer do início ao fim do livro e com inúmeros personagens à mistura. Este é simplesmente um livro sobre as três personagens principais. Neste livro não existe um objectivo, um fio condutor, algo que nos faça ansiar pelo próximo capítulo, paragrafo ou frase. Apenas vamos acompanhado as vidas destas três personagens como meros espectadores que somos e que o autor nos permite ser. A história acaba também por ser uma história bastante comum mas a que o autor acrescenta uns pontos meio que sobrenaturais que levam o leitor a despertar para uma outra realidade que o livro também pretende abordar. Mas confesso também que o facto de a história do livro não ter um objectivo e por conseguinte não ter um final concreto acabou por me deixar um pouco insatisfeita com o livro porque muitas coisas acabaram por ficar em aberto. 

Mas aquilo que me fez ficar agarrada a este livro foi essencialmente e no seu geral a escrita poética do autor. Lia página atrás de página com um encanto pela escrita que me fez ficar maravilhada com a mesma, com inúmeras citações que acabaram por ficar marcadas na minha memória e no próprio livro. Foi definitivamente uma escrita que me marcou e que me despertou a curiosidade para ler mais. Comparando história com a escrita do livro, acho que o mesmo vale mais pela escrita que imortaliza e irá ser com certeza aquilo que mais impacto fará na leitura. 

É um livro que recomendo essencialmente pela escrita do autor e fiquei com imensa vontade de ler mais livros dele.

NomeSputnik, Meu Amor AutorHaruki Murakami ISBN: 9789896602017
Páginas: 265 páginas Editora: BIS


Image Map

6 comentários :

  1. Nunca li nada do autor, apesar de já o ter em vista há muito tempo. Gostei bastante dessa passagem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi a minha primeira experiência e gostei muito.. por isso para já recomendo.. :D

      Eliminar
  2. Olá Chris...
    Comecei agora a ver o teu blog, tumblr e videos do youtube (sou uma stalker eu sei) e tipo, vi-me na obrigação de comentar e de expressar o quanto estou a adorar o teu trabalho.
    Como leitora assídua não sabes o quão difícil é para mim às vezes, encontrar um livro que satisfaça os meus requisitos, ainda para mais num mundo em que a maior parte das pessoas à minha volta não liga patavina a isto de ler. Mas graças a ti, posso dizer que já encontrei vários pretendentes ao lugar hehehehe

    Quanto ao Haruki Murakami sempre foi um autor que eu desejei ler, mesmo antes de se chegar a falar muito nele, porém nunca tive oportunidade porque o livro não está a um preço muito satisfatório nas lojas.
    Isto para quem é viciado em leitura é tramado pois deveria ser uma coisa mais barata para chegar a muitas mais pessoas. Enfim.......
    Mas vou ver se encomendo pela Net a ver no que dá.
    Obrigada pela recomendação linda <3


    (Se não te importares posso fazer uma divulgação ao meu blog e de uma amiga? Só começaremos a postar a partir da próxima semana mas esperemos que, se passares por lá, que gostes :)
    https://breakfastatrome.wordpress.com )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Oh obrigado.. é muito bom saber isso.. ^_^
      Olha recomendo-te muito este e nesta edição de bolso ele até nem é muito caro.. :D

      Claro que vou passar por lá.. :D
      beijinhos*

      Eliminar
  3. Percebo esse teu sentimento de insatisfação...fiquei também assim com o Kafka à beira mar. Mas ainda quero experimentar a ler este :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quero ler mais dele para ver o que acho.. :D

      Eliminar