Com tecnologia do Blogger.

FOOD | WAFFLES SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

De há mais ou menos dois anos para cá tenho sentido que o meu corpo não tolera bem determinados alimentos. Recorri à minha médica de família na tentativa de encontrar uma explicação, mas a mesma mostrou-se inútil e por isso comecei a fazer umas pesquisas e cheguei à conclusão de que há alimentos que não são necessários na nossa alimentação e que quando retirados nos dão um bem estar muito bom. São esses alimentos o glúten e a lactose. O glúten está presente em algumas farinhas que dão depois origem aos pães, bolos, bolachas, massas e afins. A lactose está presente no leite de origem animal, e por isso também nos iogurtes e nos queijos. Por iniciativa própria decidi aos poucos ir retirando da minha alimentação essas duas substâncias e só vos posso dizer que cada vez me sinto melhor e por isso foi a melhor opção. Retirar a lactose foi bastante fácil, mas retirar totalmente o glúten ainda não o está a ser, visto que moro com mais pessoas e mudar a alimentação de todos nem sempre é fácil. Nesta minha tentativa de encontrar substitutos para a minha alimentação encontrei a receita perfeita para os meus pequenos-almoços, que é precisamente a receita que vos venho apresentar hoje. 

Vamos lá?


Vamos precisar de:
  • 1 ovo;
  • 15 colheres de sopa de leite de soja;
  • 5 a 6 colheres de farinha (de arroz ou de trigo sarraceno);
  • açúcar mascavado a gosto.
Para conseguirem as vossas waffles só precisam de seguir alguns passos muito fáceis:

  • Num recipiente devem colocar o ovo e bater muito bem. Se preferirem podem só utilizar a clara do ovo, a waffle só irá ficar um pouco mais branca do que ficaria se usassem a clara e a gema do ovo. 
  • Ao ovo adicionem as 15 colheres de sopa de leite. No meu dia-a-dia eu já faço mais ou menos a olho, mas para vos ser mais correcta na minha receita a medida são as 15 colheres.
  • Depois de tudo bem batido é só juntarem as 5 a 6 colheres de sopa de farinha, depende do vosso gosto pela massa, se gostam dela mais grossa ou mais fluída. E depois devem bater novamente tudo muito bem.
  • Por fim basta acrescentarem o açúcar . Dou preferência ao mascavado por ser um bocadinho mais saudável.
Se tiverem uma máquina própria para fazer waffles aconselho que a utilizem, mas caso não tenham podem utilizar a massa e fazerem panquecas numa frigideira.


Quando comecei nesta minha caminhada de eliminar estas substâncias comecei logo por eliminar o leite. Na altura comecei a experimentar outros tipos de leite, desde o leite sem lactose, ao leite de soja, de amêndoa, de arroz, mas não consegui gostar verdadeiramente de nenhum. Por isso hoje na minha alimentação directa não bebo qualquer tipo de leite, nem seus derivados. Mas quando faço receitas onde o leite é um dos ingredientes costumo utilizar o leite de soja por ser o que aqui em minha casa é consumido. E o que é certo é que no fim não costumo notar qualquer tipo de sabor resultante da utilização do leite de soja.

Já eliminar o glúten não é das coisas mais fáceis. Ele está presente em tudo ou quase tudo que é vendido para a nossa alimentação. Basta reparar que nos super e hipermercados apenas uma estante ou um corredor está destinado à alimentação alternativa e que não contém glúten ou lactose. Alimentação essa que acaba por ser bastante cara. Na altura comecei por pesquisar que tipos de farinhas não continham glúten e uma das primeiras que encontrei foi a de arroz. É uma farinha bem leve e que resulta numa waffle bem leve e fofa. Noto que quando a preparo a mesma demora um bocadinho mais tempo a cozer, e por isso deixo-a estar na máquina mais ou menos uns 15 a 20 minutos. No entanto é a minha farinha favorita. Costumo comprar a da marca "Ceifeira" que encontro no mesmo local que as outras farinhas.

Mais recentemente, e através de uma nutricionista que costuma ir ao programa "Você na TV", tive conhecimento de uma farinha obtida através do Trigo Sarraceno que também não continha glúten. Confesso-vos que foi uma farinha bastante difícil de encontrar, mas lá a consegui achar no Jumbo. É uma farinha mais escura, daí o tom mais acastanhado que vêem na imagem acima, e tem um tempo de cozedura mais curto, costumo deixar na máquina por uns 10 minutos. Ao início achei que não iria gostar do sabor mas o mesmo praticamente não se nota e por isso é uma óptima opção.

No dia-a-dia opto por fazer as minhas waffles de uma forma bem simples apenas acrescentando uma colher de açúcar para lhe dar um toque mais doce. Mas podem acrescentar ao vosso preparado canela, cacau em pó ou até umas pepitas de chocolate. E podem também acompanhar as mesmas ao vosso gosto e critério. Com fruta, doce ou até manteiga de amendoim. Os extras ficam claro ao vosso gosto.

Também ficará ao vosso critério o uso ou não de produtos com ou sem glúten bem como de produtos com ou sem lactose.

E vocês? Já pensaram na vossa alimentação e nesta questão do glúten e da lactose?
São fãs de waffles?
Image Map

6 comentários

  1. Agora que comprei uma máquina de fazer waffles tenho que experimentar a tua receita :) adoro waffles.. a sério mham mham

    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
  2. Estás a eliminar assim o gluten por iniciativa propria? Estás a fazer mal, muito mal! Se tiveres realmente algum tipo de sensibilidade ao gluten, deves primeiro fazes os respectivos exames para despistagem da DC ou saberes se tens algum tipo de reação. Não podes, nem deves eliminar uma proteína da tua alimentação SEM AJUDA médica! É preciso arranjares outros substitutos. Falo assim porque antes de saber que era celíaca passei por horrores! Literalmente horrores!
    Agora, se queres reduzir a percentagem de pão que comes por dia, pronto - aí sim, vais notar grande diferença e vais-te sentir um bocadinho melhor.
    Quanto à receita, não tenho máquina de fazer waffles mas parece-me bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim eu sei que não o devo fazer por iniciativa própria, por isso estou a eliminar aos poucos. Ainda continuo a comer alimentos com gluten, tento é reduzir os alimentos que o contém..
      Obrigado pelos conselhos.

      Eliminar