CINEMA | THE GRAND BUDAPEST HOTEL

Se houve filme que me arrebatou nos últimos tempos foi definitivamente este. Não estava à espera de nada e acabei por encontrar um dos filmes da minha vida. Há filmes que mesmo não tendo uma carga dramática muito grande nos acabam por tocar por tudo aquilo que são. Este foi um deles e é com certeza um filme que recomendo a toda a gente.

Grand Budapest Hotel narra as aventuras de Gustave H., um lendário concierge de um famoso Hotel Europeu durante as duas guerras, e Zero Moustafa, o paquete que se torna no seu amigo de confiança. A história envolve o roubo e a recuperação de uma preciosa pintura renascentista e a luta por uma enorme fortuna de família - tudo sob o cenário de um continente que passa por inesperadas e dramáticas mudanças.
A história tem lugar no famoso Grand Budapest Hotel, situada na fícticia República da Zubrowaka, nos alpes. Tom Wilkinson acaba de se hospedar no Hotel e fica bastante intrigado com a história do mesmo. É então que conhece o dono do Hotel que em tempos tinha sido o "lobby boy" do mesmo. É aí que ele lhe começa a contar a história dos tempos áureos que o hotel já viveu, tempos esses onde de tudo um pouco acabou por acontecer e onde ele viveu as maiores aventuras com o Concierge Monsieur Gustave H..

É com certeza um dos filmes mais espectaculares em todos os sentidos que eu já vi. Começando com a mirabolante história cheia de reviravoltas, momentos hilariantes, um ritmo alucinante, sempre com imensas coisas a acontecer e, ao mesmo tempo que nos vamos divertindo com a história também nos estamos a afeiçoar aos personagens principais que vivem uma alucinante aventura mas que ao mesmo tempo desenvolvem uma relação de amizade que vai muito além das maravilhosas e divertidas aventuras que juntos vivem. Juntando a maravilhosa história que encontramos neste filme a uma ainda mais espectacular produção e temos um dos melhores filmes dos últimos tempos. O decor, o guarda-roupa, a caracterização, a realização, a fotografia, a banda sonora, a edição, estão simplesmente maravilhosas. Não admira por isso que tenham arrecadado quase todos os Oscars nas categorias técnicas. Realmente o filme é muito bom. Para além de tudo isto temos a presença de um elenco de excepção, recheado de excelentes actores que só engrandecem o filme. Eles aparecem cena após cena e mesmo que a sua participação não seja muito grande o facto de estarem presentes e de participarem demonstra o quão bom o projecto é.

Não conhecia o trabalho do Wes Anderson mas fiquei completamente rendida. Conseguiu realmente construir um filme que irá ficar para a história e, eu vou querer ver mais filmes dele. São filmes como este que me fazem acreditar que o cinema ainda é uma grande arte capaz de nos surpreender mesmo nestes tempos tão modernos e onde uma história tão simples e tão complexa ao mesmo tempo pode ser tão tocante e hilariante. É realmente um filme que vai ficar na minha memória.



Image Map

Sem comentários