BOOK | ADORKABLE

Sou uma pessoa que precisa de vez em quando de umas quantas leituras leves. O cansaço do dia-a-dia é demais e por isso às vezes no meio de leituras mais lentas lá pego num livro leve, descontraído, cuja história não vai acrescentar nada de mais à minha vida, mas que serve bem para o efeito que eu os quero, passar umas boas horas e rir. No meio da série Chaos Walking estava a precisar de um livro desses e olhando para a minha estante o eleito foi este.

Adorkable conta-nos a história de Jeane Smith, uma rapariga de 17 anos que não é a rapariga mais comum que vocês podem encontrar. Ela gosta de se vestir de uma forma diferente do senso comum, comprando as suas roupas em lojas vintage, não ligando ao que os outros pensam sobre aquilo que ela veste, pensa ou diz. Para documentar as suas escolhas de vida ela decidiu criar um blog, o Adorkable, onde ela fala disso mesmo, das suas escolhas fashions, bem como todos os seus pensamentos. Por o seu blog ser tão diferente e por a Jeane ser tão sincera na Internet ela acabou por alcançar um considerável sucesso, tanto no blog como no Twitter onde já alcançou meio milhão de seguidores. Com o seu sucesso no blog ela acaba por ser convidada por revistas e jornais para fazer publicações nas suas revistas e até a dar palestras e conferências sobre o seu pequeno mundo. No entanto e apesar de tanto sucesso ela é completamente o oposto na escola. Não tem quase amigos, à excepção do seu namorado Barney e, pouca gente percebe a sua maneira de pensar ou vestir. Um dia Michael Lee, um dos rapazes mais populares da escola aborda a Jeane porque acha que a sua namorada e o namorado dela se andam a encontrar e quer que juntos tentem que isso não aconteça. Só que conversa puxa conversa e há medida que eles se começam a conhecer melhor as coisas entre eles começam a crescer e, o que inicialmente era apenas um acordo de cavalheiros passa a ser uma história de amor.

Não estava à espera de grandes coisas deste livro. Sabia que era um YA inglês e que contava uma história bem levezinha e romântica. O estilo de amor-ódio bem típico destes livros. Mas o que mais me tinha chamado à atenção para este livro era o facto de a protagonista ser blogger como eu. Aí tive curiosidade para saber como a autora tinha conseguido escrever sobre um hobbie tão trabalhoso e colocar uma jovem adolescente com tanto sucesso na Internet a ter uma vida normal no dia-a-dia. O que é certo é que aquilo que mais me tinha entusiasmado para comprar o livro foi o que mais me desiludiu. O livro aborda sim os pensamentos da protagonista quanto ao blog, quer seja em produção de conteúdo ou nos seus trabalhos como colaboradora de vários jornais e revistas, mas o que poderia ter sido bem mais explorado acabou por ser um tópico bem superficial raramente sendo abordado ao longo do livro. A única coisa que eu gostei mesmo nesta parte foi mesmo no final quando temos a oportunidade de acompanhar a Jeane a uma conferência e podemos perceber bem como é a dinâmica das coisas.

Mas o foco principal deste livro vai mesmo para o romance. A Jeane é uma rapariga pouco ou nada convencional quer na forma como se apresenta ao mundo quer nos seus pensamentos e ideais. Ela é assim o completo oposto do Michael Lee. Ao início ambos vão-se começar a dar para tentar separar os seus respectivos namorados. Com o avançar da convivência ambos começam a perceber que têm alguns pontos em comum e começam cada vez mais a gostar de estar um com o outro, mesmo que não o queiram admitir. Podem perceber que é o típico YA cliché, onde o romance impera e que não irá trazer nada de novo ou de importante à vossa vida literária. Apesar de a história conter algumas partes mais tensas ligadas à família da Jeane, mas que só irá fortalecer o amor entre ambos.

Recomendo esta leitura para aqueles momentos onde só vos apetece uma história leve, ideal para uma bela tarde de praia ou de piscina.

Nome: Adorkable Autor: Sarra Manning ISBN: 9781907411007
Páginas: 400 páginas Editora: ATOM 



Image Map

4 comentários

  1. Hum.. parece engraçada a ideia do blog e essas coisas.. e uma boa escolha para uma leitura leve.. agora começo a sentir o mesmo: trabalhar todo o dia ao computador e ler livros que requerem muita atenção, às vezes faz com que me apeteça algo mais light :)

    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro uma boa leitura leve de vez em quando... :D

      Eliminar