BOOK | THE DUFF

Quando estou nos meus momentos menos bons gosto de ler livros leves e descomprometidos. Nesse sentido escolhi ler o livro "The DUFF" por saber que ele era isso mesmo um livro leve e descontraído. E apesar de não o ter adorado, foi um livro que no geral até gostei muito.

O livro conta-nos a história da Bianca. Ela é a DUFF do grupo, a amiga que é designada como a feia e gorda. Ela não o é, mas para os padrões das pessoas daquela escola é a quem estas características melhor assentam. Ela mantém uma amizade bastante fiel com duas raparigas e as três juntas formam um grupo inseparável. Ela acaba por saber através do Wesley Rush, um rapaz super giro e que a Bianca odeia, que é a DUFF do grupo e fica bastante furiosa. Só que as coisas com ela em casa com a sua família não andam nada bem e ela acaba por se envolver com o Wesley como forma de esquecer os problemas, os da escola e os de casa. Só que o que a princípio era apenas uma distração acaba por ser um pouco mais.

Peguei neste livro porque precisava de uma leitura leve e descontraída e sabia que ia encontrar isso neste livro. Peguei nele sem grandes expectativas e apesar de não o ter adorado acabei por gostar mais dele do que estava à espera. Confesso que estava à espera de um livro bem YA, visto que o mesmo se passa ainda quando as personagens estão no secundário, mas o que encontrei foi um livro com bastante sexo, não no sentido explicito, mas as personagens principais recorrem à prática do acto sexual como forma de divertimento e neste caso a Bianca, como forma de esquecer os seus problemas pessoais. A princípio foi uma coisa que me tinha irritado porque acabava por ser um retrato muito superficial e estereotipado dos adolescentes, para não falar da parte da estipulação de rótulos para quem é mais bonito ou não. Mas à medida que a narração acontecia e a autora ia dando mais profundidade à narração, contando mais da história de cada um, bem como da forma como cada um se ia sentindo quanto ao comportamento que estava a ter e então comecei a me entranhar na narrativa e a desejar por um final feliz.

Não é de todo o melhor livro YA que já li mas a autora conquistou-me pela sua escrita que é bastante viciante e que nos faz querer saber o que vai acontecer a seguir bem como qual vai ser o rumo que as personagens vão ter. Fiquei com alguma curiosidade assim para ler a restante obra da autora, que apesar de bastante jovem já conta com três livros publicados. Tal como fiquei com curiosidade para ver a sua adaptação cinematográfica.

Recomendo o livro para os amantes do género YA e essencialmente para aqueles momentos em que só nos apetece uma leitura bem levezinha e descomprometida.

Nome: “The DUFF” Autor: Kody Keplinger ISBN: 9781444903508
Páginas: 352 páginas Editora: Hodder Children's Books
Image Map

2 comentários