Com tecnologia do Blogger.

CINEMA | HORNS

Quando um livro é adaptado ao cinema fico sempre com o bichinho de a ir espreitar, primeiro porque sou apaixonada por cinema, mas principalmente para saber se a mesma fez jus ao livro. Fico ainda mais curiosa quando a adaptação é de um livro favorito. O livro "Horns" de Joe Hill tornou-se definitivamente um dos meus livros favoritos de 2014 e da vida, por toda a história louca e totalmente diferente do que já li. Por isso parti para a visualização do filme com algumas expectativas.

Ig e Merrin conheceram-se ainda crianças, entre eles despertou uma paixão duradoura. Anos mais tarde, Ig decido pedir Merrin em casamento, no entanto ela decide acabar a relação entre ambos na mesma noite em que Ig tinha planeado fazer o pedido. Após uma discussão, Ig sai para ir afogar as mágoas no álcool. Na manhã seguinte, sem se lembrar de grande parte da noite anterior, Ig acorda e descobre que Merrin foi violada e assassinada. Na pacata vila onde vivem, todos acusam Ig de a ter matado. Contudo, Ig jura que não o fez e, com a ajuda dos cornos que inexplicavelmente lhe nascem e lhe conferem um super-poder no mínimo bizarro, vai lutar para provar a sua inocência e descobrir o verdadeiro assassino de Merrin. 

Como puderam ver aqui, a minha opinião sobre o livro foi bastante positiva. o livro ultrapassa todo o lado do terror e vai mais além no comportamento e pensamento humano, nas suas mais variadas situações. O livro é bastante complexo do início ao fim e era isso mesmo que esperava da sua adaptação cinematográfica. No entanto não foi bem isso que acabei por encontrar. O filme acaba por ser uma versão bem mais superficial de tudo aquilo que foi o livro. Todos os acontecimentos principais estão lá, bem como as principais causas e motivações. No entanto as mesmas não são exploradas ao máximo como são no livro e a sua intensidade acaba por se perder. Senti também que tentaram tornar o filme bem mais sarcástico e bem mais aterrorizador que o livro e isso tornou-os bastante diferentes. Não no mau sentido, mas em sentidos diferentes. Acabei também por gostar muito do filme, olhando para ele de um ponto de vista distante do livro. Gostei do seu lado mais negro e mais rápido e, gostei também muito da interpretação do Daniel Radcliffe, bem diferente de outros papéis e bastante à altura do filme.

Claro que como li o livro antes de ver o filme senti falta de certas partes, de certas emoções e de certas profundidades. Fazendo uma comparação entre o livro e o filme, tenho a dizer que os personagens no livro são bem mais profundas e imponentes do que são no filme, onde são bastante mais superficiais. E essa será talvez a minha maior crítica ao filme. Acabei por gostar do filme. Não ficou um favorito como ficou o livro que lhe deu origem, mas visto de uma perspectiva longínqua do livro recomendo a visualização do filme.

Nome: “Horns” Género: Drama, Fantasia, Thriller  Classificação IMDB: 6,5/10

Image Map

2 comentários

  1. Ando há tanto tempo a querer ver este filme e nunca mais vejo!! Tenho que o ver! :D

    ResponderEliminar