BOOK | O CIRCO DOS SONHOS

Uma das minhas resoluções literárias para 2015 é ler os livros físicos que estão na minha estante há imenso tempo e que eu estou muito curiosa para ler. Nessa onda e tendo que escolher um livro para ser a minha primeira leitura do ano escolhi o livro "O Circo dos Sonhos" e só vos posso dizer que foi o melhor que fiz porque o livro ficou um favorito.

O livro conta a história de um circo itinerante que chega e parte às cidades sem aviso prévio. Dentro de cada tenda vive-se uma autêntica aventura de sensações que não se consegue esquecer. Chama-se Le Cirque de Réves e só está aberto à noite. Mas nos bastidores deste espectacular circo vive-se uma feroz competição entre dois jovens mágicos, o Marco e a Célia. Cada um com o seu mentor são incentivados a combaterem um duelo secreto onde apenas um pode sobreviver. O maior problema é que eles não sabem que são o opositor um do outro e acabam por se apaixonar e viver um bonito romance. Só que apaixonados ou não o jogo tem que continuar e todo o circo acaba envolvido neste emaranhado de magia.

Comecei a ler este livro de uma forma lenta e a lentidão da narrativa foi uma das coisas que definitivamente marcou o livro todo, mas não foi de todo uma coisa que me irritasse, não neste livro. Esta lentidão vem acompanhada por uma escrita maravilhosa por parte da Erin Morgenstern que fez com que eu só quisesse degustar palavra após palavra de uma forma vagarosa para que eu pudesse ter tempo de apreciar cada linha, parágrafo, descrição, acção e passagem do tempo.

Existiram duas coisas das quais eu gostei muito neste livro. A primeira foi o circo em si, a sua ideia, concepção, descrições, todo o ambiente à sua volta. A forma como cada tenda era descrita, ou a forma como cada cidade recebia o circo são descrições simplesmente maravilhosas e que ficam na memória, quase como se nós mesmos as estivéssemos a vivenciar. Por outro lado adorei simplesmente o romance deste livro, a forma como todo ele se desenrolou, as descrições dos seus encontros, a sua inocência. O romance foi descrito da forma mais perfeita para o livro em que foi enquadrado.

Um livro mágico é mesmo a palavra para descrever este livro. Magia essa que encontramos em todos os cantos e recantos do livro, desde os artistas principais do circo, como as pessoas que o visitavam, às pessoas que faziam parte do círculo dos maiores fãs do Circo que o acompanhavam para todo o mundo e até ao circo em si. Um circo a preto e branco, com as tendas às riscas e com um mundo inimaginável por dentro dele.

 É um livro que recomendo muito. Tornou-se um favorito e é com certeza um livro que vou querer ler várias vezes ao longo da vida. Claro que o tom lento da narrativa pode afastar alguns leitores, mas acreditem, ultrapassando esse pequeno pormenor vão ver que o livro é espectacular.


Nome: “O Circo dos Sonhos” AutorErin Morgenstern ISBN: 9789722634267
Páginas: 464 Páginas Editora: Civilização Editora
Image Map

3 comentários :

  1. Só tenho pena de não existir um segundo livro.
    Adorava comer os ratinhos de chocolate :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eh eh.. realmente deviam ser deliciosos.. :D
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Estou ansiosa por ler este livro, pode ser que seja este ano! A tua opinião ainda aguçou mais a minha vontade de o ler :D

    ResponderEliminar