BOOK | THE INVENTION OF HUGO CABRET

Antes de saber da existência do livro tive conhecimento do filme. Acabei por ficar com bastante curiosidade no filme e por assistir ao mesmo. Lembro-me que na altura gostei muito do mesmo tanto pela sua história como pela sua aura mágica. Algum tempo depois acabei por ter conhecimento de que a história do filme era baseada num livro e logo fiquei com uma enorme curiosidade em o ler. Mais ainda quando descobri que o livro continha ilustrações a minha curiosidade aumentou para o dobro. Acho que é o meu fascínio por estações de comboios que fez com que o meu encanto por esta história fosse ainda maior.

O livro conta a história do Hugo Cabret que desde a morte do seu pai se vê obrigado a ir morar com o seu tio. O tio dele morava numa estação de comboios porque era lá que trabalhava a tomar conta dos relógios. O problema é que o tio dele gostava muito de beber e de vez em quando desaparecia sem avisar o Hugo. Quando isso acontecia e para que ninguém desconfiasse que o tio não estava lá Hugo cuidava dos relógios e assim conseguia salvar a pele do tio. Até ao dia em que o tio desaparece de vez sem avisar e Hugo é obrigado a ficar sozinho na estação de comboios. Para poder sobreviver ele tinha que continuar a cuidar dos relógios e, roubar comida e outros bens sem que ninguém percebesse. Até ao dia em que o seu destino se cruza com uma rapariga amante de livros e o dono de uma loja de brinquedos.

Acho que primeiro e acima de tudo o que mais me chamou à atenção deste livro foi o livro em si. Este livro como objecto é uma verdadeira obra de arte, desde a capa em si, o facto de ser de capa dura e toda trabalhada e também pelo facto de o livro aliar texto com ilustrações. Ilustrações essas que não estão no livro apenas para auxiliar o leitor a imaginar determinada cena, elas estão lá porque são parte integrante da história, elas por si só também contam história e essa foi sem dúvida uma das partes que mais gostei no livro. Para além disso todas as ilustrações são feitas a carvão o que ainda lhes dá um outro ar ainda mais mágico e misterioso.

Para além de toda a parte estética a história que nos é contada é muito bonita. A história de superação do Hugo é maravilhosa, porque ele não fica à espera que as coisas aconteçam, ele vai atrás delas. Principalmente se isso conduzir a estar cada vez mais perto do seu pai. Todos os personagens, momentos e objectos atravessam a vida do Hugo com um objectivo e ele vai perceber isso ao longo do livro. Também nós nos vamos emocionar e envolver com a história e as aventuras do Hugo.

É daqueles livros que por si só já são uma enorme aventura. Do início ao fim do livro vamos rir, chorar, apaixonar-mo-nos, por todas as coisas que nos vão sendo relatadas e ilustradas ao longo do livro. Recomendo muito este livro para todas as idades, porque todas vão aprender alguma coisa importante.

Por fim numa comparação com o filme acho que os dois têm de ser vistos de uma forma separada. O livro é bonito por toda a história contada e por toda a beleza do livro. O filme acabou por ser mais explorado e por dar mais importância a certas personagens que no livro são pouco exploradas ou nada relevantes. No fundo o filme acaba por explorar mais a premissa de todo o livro. Acho que cada um vale por si só e deve ser visto e apreciado de uma forma separada. No fim de contas acabei por gostar muito de ambos.

Nome: “The Invention of Hugo CabretAutor: Brian Selznick ISBN: 9780439813785
Páginas: 534 Páginas Editora: Scholastic US
Image Map

2 comentários :

  1. É tãooo lindo!
    Preciso deste bebe na minha vida! Urgente!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo.. :D
      tens mesmo.... é maravilhoso..
      Beijinhos*

      Eliminar