Com tecnologia do Blogger.

BOOK | BLANKETS

Ler graphic novels nunca foi um hábito meu, nem quando era criança. Mas de há uns tempos para cá esses livrinhos com histórias aos quadradinhos cheios de imagens começavam-me a intrigar. Como não queria já investir numa, até porque elas não são baratas, decidi ler o "Blankets" em e-book e ver  que achava. E é sobre ela que nos venho falar hoje.

Blankets conta-nos a história auto-biográfica do próprio autor do livro Craig Thompson. Ele que cresceu no Wisconsin no seio de uma família cristã fundamentalista, em que a religião e o pecado são noções que estão sempre presentes. Blankets gira em torno da infância do autor mas acima de tudo da descoberta e da vivência do primeiro amor com a Raina, uma rapariga que ele conhece num acampamento de férias e que acaba por lhe oferecer uma manta feita com retalhos. É este primeiro amor que vai fazer com que a personagem principal comece a questionar certas coisas e comece a olhar para elas com outros olhos, incluindo o seu futuro.

Para além de uma bela história de auto-conhecimento e de mudança de mentalidades, este livro prima pela qualidade do traço e das ilustrações que o autor construiu neste livro. Ao mesmo tempo que ele nos conta a história ele também coloca momentos de silêncio com páginas onde apenas o desenho impera e onde nós acabamos por perder largos momentos a apreciar apenas o trabalho dele como ilustrador. É realmente um trabalho espectacular e um dos traços mais bonitos que vi em graphic novels, notando-se mesmo a complexidade e criatividade do autor naqueles traços.

A história em si na altura não foi das coisas que mais me tinha cativado, mas como depois vim a saber e sendo este um livro auto-biográfico acabei por compreender o porquê de certas atitudes e comportamentos que aquando da leitura não tinha compreendido totalmente.

Foi uma experiência bastante positiva como minha primeira graphic novel e só me aguçou a vontade de ler mais, obras dele bem como de outros autores de graphic novels. O facto de ter lido o livro em modo digital não dificultou ou atrapalhou a minha apreciação do mesmo, mas deixou-me com muita vontade de o ter em formato físico para o poder apreciar com muito mais clareza.

Nome: “BlanketsAutor: Craig R. Thompson ISBN: 9781891830433
Páginas: 592 Páginas Editora: Top Shelf Productions
Image Map

2 comentários

  1. Pelas imagens que colocaste parece realmente que visualmente é uma graphic novel muito bonita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo.. o autor tem um traço muito interessante.. :D

      Eliminar