Com tecnologia do Blogger.

BOOK | ATTACHMENTS

Rainbow Rowell foi com certeza uma das minhas autoras favoritas de 2014. Tanto que li todos os livros editados por ela o ano passado. Fui completamente arrebatada por "Eleanor & Park" e por "Fangirl", "Attachments" também não me desiludiu. É incrível como uma autora consegue ser tão versátil e escrever tão bem em diversas categorias, visto este livro ser um livro adulto na área dos chick-lit.

Attachments é um livro um pouquinho diferente do habitual. É contado e narrado de dois pontos de vista. Um deles é feito pelo Lincoln, o maior protagonista. E por outro lado pela Beth e pela Jennifer que ao longo do livro vão apenas interagindo com e-mails. Lincoln acabou de sair da Universidade e após um término de namoro um pouco atribulado ele decide voltar para casa da mãe e começar um novo trabalho. Ele consegue um emprego num Jornal no departamento informático. A sua função seria essencialmente verificar os e-mails dos funcionários que o sistema marcasse como potencialmente inadequados. No entanto ele não gosta do trabalho porque basicamente passa horas infinitas sentado em frente a um computador a invadir a privacidade dos outros. Só que um dia há uma conversa que lhe chama à atenção, a conversa das amigas Beth e Jennifer e começa a ficar fascinado com a mesma e a querer sempre saber mais e mais sobre as peripécias das duas amigas. Com o desenrolar dos dias Lincoln acaba por se envolver mesmo com a história delas e começa a desenvolver sentimentos pela Beth, mesmo só a conhecendo através dos e-mails. O livro vai assim alternando entre a narrativa do Lincoln e a troca de e-mails entre a Beth e a Jennifer.

Gostei muito do livro por duas grandes razões. A primeira é pelo facto de o mesmo ser narrado pelo Lincoln. E a segunda é pela sua diferença ao ser um livro composto por duas partes tão distintas, a narração normal e a simples troca de e-mails.

Não é muito normal um livro ser narrado pela parte masculina, muito menos se o livro é sobre o amor ou a auto-descoberta do ser humano. Lincoln acabou de sair de uma relação que tinha sido muito importante para ele. Voltou para a casa da mãe e trabalha num emprego que não é de todo o dos seus sonhos. E no meio disto tudo ele descobre os e-mails da Beth e da Jennifer. Através deles e de tudo aquilo porque ele vai passando ele vai começar a ultrapassar certas partes não resolvidas da sua vida e começar a avançar noutras. É um óptimo livro de auto-descoberta, porque faz com que nós próprios olhemos para o nosso eu e tentemos perceber se também nós estamos contentes com o rumo que a nossa vida está a levar e, que coisas podemos fazer para a melhorar. É tão bom ler um livro em que a personagem cresce um bocadinho todos os dias e que esse crescimento não é um crescimento banal mas sim um crescimento no qual nos conseguimos rever. Para além de tudo isto a parte da troca de e-mails entre as duas amigas é bastante divertida e real, tocando em assuntos muito delicados e reais, que nos vai fazer amolecer o coração e torcer para um final feliz.

Para além dos três personagens principais o livro contem também um leque de personagens secundários bastante interessante, que dão grande vida à narrativa e, que apesar de serem secundárias por vezes têm um grande papel na narrativa.

O livro é também marcado por uma época temporal, os anos 90, bem ao estilo de Rainbow Rowell, colocando ao longo da história referências aos anos 90 como os grandes acontecimentos da época ou os filmes criticados no Jornal.

Foi um livro que gostei muito. Tem tudo aquilo que gosto num bom livro mais leve, divertimento, rapidez na narrativa, romance e uma boa base da história que nos faz querer ler mais e mais. Mais uma vez recomendo Rainbow Rowell. É com certeza uma autora a quem têm que dar uma oportunidade.


Nome: “Attachments” Autor: Rainbow Rowell ISBN: 9780452297548
Páginas: 323 Páginas Editora: Plume Books


Image Map

4 comentários

  1. Olá!
    Só leio maravilhas sobre esta autora, ainda não li o Eleanor & Park, mas é uma leitura que pretendo fazer em breve. Só espero que entretanto publiquem mais livros dela em Portugal :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Recomendo-te muito o Eleanor & Park.. ele o Fangirl são dos meus favoritos..
      Também espero que editem os livros dela todos em Portugal porque valem bem a pena..
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Olá :) comecei a ler este depois de Fangirl e Eleanor and Park, e apesar de estar a adorar a narrativa não gostei nada do Licoln, então acabei por deixar um bocado o livro em standbay. Tb pode ter sido por estar a ler demasiado livros do mesmo género e eu preferir fantasia, mas não me puxou nada. Achei que a personagem era demasiado conformado com a vida, por vezes até me irritou um bocado a forma de ser dele (tendo em consideração a sua idade).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu por acaso adorei o Licoln se calhar por ter lido este livro mais distanciado dos outros da autora.. Tenta dar-lhe uma nova oportunidade daqui a uns tempos.
      Beijinhos*

      Eliminar