OSCARS 2015 | LE OSCAR

Falar sobre os Oscars sem falar sobre a estatueta em si não podia ser. Afinal é ela que dá o nome e a fama a toda esta cerimónia. Quando decidi fazer este especial sobre os Oscars tive a ideia de falar sobre a estátua em si, porque tal como muitos aí desse lado eu também não sabia nada sobre a mesma e curiosa como sou já há muito queria fazer uma pesquisa sobre ela. Por isso espero que tal como eu gostem de saber tudo sobre a mesma.

A estatueta mede 33 cm e pesa aproximadamente 3,85 Kg. Ergue-se na forma de um homem careca e musculado, com os braços ao peito a agarrar uma espada em cima de um rolo de filme. Este rolo contém cinco raios de filme, que significam os cinco ramos originais da Academia: actores, directores, produtores, técnicos e escritores. E, embora a estatueta permaneça fiel à sua concepção original, o tamanho da base variou até 1945, quando o actual padrão foi adoptado. Foi desenhada e concebida em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley.

Inicialmente a estátua respondia pelo nome de Oscar de Mérito, mas acabou por ficar amplamente conhecido apenas por Oscar. A origem deste nome não é bem clara, mas reza a lenda que quando Margaret Herrick, bibliotecária da Academia, olhou para a estátua a mesma lhe lembrou o seu tio Oscar. A Academia não adoptou de imediato o apelido até 1939, mas como começou a ser utilizado por todos, incluindo a imprensa, o mesmo acabou por permanecer.

As primeiras estátuas eram de bronze banhadas a ouro. Mais tarde, durante a II Guerra Mundial, devido à escassez de metal as estátuas passaram a ser feitas de gesso pintado. Depois da guerra as estátuas voltaram a ser de metal. Hoje em dia os Oscares são entregues em 25 categorias fixas. No entanto é difícil para a Academia contabilizar ao certo quantas estatuetas serão entregues dia 22, porque existem diversas categorias ganhas por várias pessoas.

80 anos depois da primeira cerimónia, o Oscar tornou-se um dos símbolos máximos da premiação do que melhor se faz no cinema e, qualquer um de nós não se importaria de ter uma destas estatuetas na sua decoração.


É daqueles símbolos que nasceram um pouco ao acaso e que vieram com certeza fazer a grande diferença na indústria cinematográfica.




REDE SOCIAL REDE SOCIAL REDE SOCIAL REDE SOCIAL REDE 
SOCIAL REDE SOCIAL REDE SOCIAL

Sem comentários :

Enviar um comentário