OSCARS 2015 | AS MINHAS PREVISÕES

Este ano decidi que iria ver a maioria dos filmes nomeados aos Oscars. Fiz até uma checklist com aqueles que mais queria ver no panorama dos nomeados. Infelizmente não os consegui ver todos, mas pela primeira vez consegui ver a maioria dos filmes e poder ter uma opinião mais ou menos formada sobre os nomeados deste ano. Apesar de não ter conseguido assistir a todos os filmes quero mesmo depois da cerimónia vê-los, pois são filmes que me despertam alguma curiosidade.

A um dia da cerimónia decidi que também podia dar aqui no blog os meus palpites sobre quem serão os grandes vencedores da noite. Nestes meus bitatites irão existir duas categorias, aqueles que eu acho que serão os potenciais vencedores e aqueles que eu gostava que fossem os vencedores. Os primeiros irão estar identificados com o símbolo do Oscar na respectiva imagem, enquanto que os segundos estarão identificados com um coração. Espero que não tenha ficado confuso.

Vamos então às minhas previsões!

A categoria de Melhor Filme foi aquela que vi com maior exaustão, tendo visto todos os filmes nomeados. Pelos oito filmes nomeados podemos ver que a sua maioria são filmes baseados em acontecimentos verídicos, o que por um lado foi uma coisa que me agradou, porque nos mostra acontecimentos importantes da nossa história não tão explorados ou conhecidos. No entanto por outro lado deixa pouco espaço para filmes onde a criatividade e a realização sejam os reis. Dos filmes nomeados aquele que acho que irá levar o troféu para casa será o filme "Boyhood", seguindo a linha dos Bafta e dos Globos de Ouro. No entanto o mesmo não é o meu favorito, recaindo essa minha escolha no filme "The Grand Budapest Hotel", pela sua história, realização, edição, fotografia, e também por ter conseguido num só filme reunir tantos actores de renome.

Na categoria de Melhor Actor Principal a minha escolha tanto para aquele que acho que irá ganhar como aquele que eu queria que ganhasse recai sobre o mesmo actor. É ele o Eddie Redmayne. Isto porque acho que a sua brutal interpretação como Stephen Hawking não passará despercebida à Academia.

Quanto à categoria de Melhor Actriz Principal a minha escolha esteve bastante difícil. Acabou por recair na Julianne Moore e acho que será também a escolha da Academia, porque esteve perfeita no papel de uma mulher de 50 anos que descobre que tem a doença de alzheimer. Acabei também por gostar muito do trabalho de Felicity Jones, da Rosamund Pike e da Reese Witherspoon. Infelizmente ainda não vi o filme "Two Days, One Night" e por isso não pude avaliar o desempenho da actriz Marion Cotillard. 

Na categoria de Melhor Actor Secundário a minha escolha recaiu sobre o actor J.K. Simmons e apesar de não ter visto a prestação de Robert Duvall nem de Mark Ruffalo acho que o maestro exigente de Whiplash não passa despercebido a ninguém. Apesar de Whiplash não ter ficado um dos meus filmes favoritos dos nomeados, por razões que explicarei na minha opinião futura, acho que J.K. Simmons esteve mesmo muito bem ao interpretar um maestro um pouco frustrado, exigente, duro, que gosta de humilhar na busca da perfeição. E, acho que quem gosta ou vive no meio da música vai perceber e se relacionar muito com este filme.

No que toca às actrizes secundárias a minha opinião divide-se mais. Consegui ver todos os filmes das actrizes nomeadas e por isso tenho uma opinião mais formada. Apesar de nenhuma me ter desiludido propriamente no papel que desenvolveu, a minha escolha de coração recai sobre a Meryl Streep que demonstra cada vez mais ser uma actriz camaleónica ao desempenhar e interpretar os mais diversos papeis. No entanto acho que a Academia vai novamente na onda dos Bafta e dos Globos de Ouro e premiar Patricia Arquette, apesar de eu não ter achado a sua interpretação em Boyhood nada de extraordinária.
Esta foi a categoria em que menos filmes vi, tendo apenas visto o "The Boxtrolls". Na minha opinião acho que a academia vai premiar o filme "How to Train Your Dragon 2", visto ser o segundo de uma série e também porque pelo trailer me pareceu ser um bom filme. No entanto aquele que eu gostava que ganhasse era mesmo o "The Boxtrolls", que apesar de não ser dos melhores filmes em termos digitais conta uma história bem diferente do normal mas muito divertida e muito bonita, foi um filme que gostei muito.


Seguindo a linha do que fui dizendo para trás acredito que este ano o Realizador que se sagrará vencedor será o Richard Linklater em "Boyhood". No fundo não será um prémio de todo mal atribuído, visto que o mesmo demorou 12 anos a realizar e gravar o filme, o que poderia ter acarretado alguns problemas na criatividade e até cansaço ao longo dos anos, o que não transpareceu no filme. No entanto o meu voto pessoal vai para o realizador Wes Anderson em "The Grand Budapest Hotel". Foi dos filmes mais criativos e bem realizados que eu vi nos últimos anos por isso acho que também merecia a tão aguardada estatueta.
Nesta categoria tenho que confessar que não vi nenhum dos documentários e apesar de os querer ver na mesma, ainda não surgiu oportunidade. No entanto e pelo que vi dos trailers e daquilo que tenho lido pela Internet fora acho que a Academia irá premiar o "CitizenFour". No entanto tenho que comentar o facto de existirem dois documentários cujo tema principal é a fotografia, uma das minhas paixões e por isso gostaria de ver um desses ser premiado, falo de "Finding Vivian Maier" e "The Salt of the Earth".


Esta é daquelas categorias sobre as quais me é muito difícil opinar, porque adoro uma boa banda sonora. Desde já dizer que nenhuma das bandas sonoras nomeadas me arrebatou o coração, mas com certeza que pela sua diferença a do filme "The Grand Budapest Hotel" por Alexandre Desplat e a do filme "Interstellar" por Hans Zimmer ganharam um lugar especial no meu coração pela sua diferença e complexidade e, por isso gostaria muito que uma delas ganhasse. No entanto acho que a Academia irá optar pela banda sonora do filme "The Theory of Everything" por Jóhann Jóhannsson.

Já nesta categoria a escolha foi bem mais fácil. No geral apenas gosto de duas músicas que são as minhas escolhidas. Acho que a Academia vai optar pela canção de Selma, "Glory" por ser uma das que mais sucesso tem feito dentro dos nomeados. No entanto aquela que gosto mais e que acho que deveria ganhar é a música do filme Begin Again, "Lost Stars".

A última categoria destas minhas previsões cabe ao Melhor Filme em Língua Estrangeira. Confesso mais uma vez que não consegui assistir a nenhum destes filmes, mas confesso também que dos nomeados o que me desperta mais curiosidade é o "Ida". E é sobre este filme que recaem as minhas previsões. Pelo trailer acho que é um filme forte e um grande candidato à estatueta.

Estas são então as minhas previsões, resta agora saber se as mesmas irão corresponder à verdade. Mas isso só saberemos depois da grande noite dos Oscars. Todos os filmes que vi ou irei ver relativos aos Oscars terão opinião detalhada aqui no blog num futuro não muito longínquo, por isso fiquem atentos.

E vocês o que me dizem? Concordam com as minhas previsões? Quais são as vossas?



REDE SOCIAL REDE SOCIAL REDE SOCIAL REDE SOCIAL REDE 
SOCIAL REDE SOCIAL REDE SOCIAL

4 comentários :

  1. Sobre o melhor filme, estou dividida, entre o Teoria de Tudo e o Boyhood, mas estou contigo, o meu favorito é de longe o The Grand Budapest Hotel. Sendo que o Wes Anderson é dos meus realizadores favoritos (aquele Moonrise Kingdom, aw). De resto estou de acordo contigo!

    oh-my-lover.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim também adoro o The Grand Budapest Hotel.. e não conhecia o trabalho do Wes Anderson mas fiquei fã.. :D
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. As minhas previsões são muito semelhantes às tuas. Só acho que vai ganhar o Grand Budapest hotel para melhor filme e o Richard Linklater o melhor realizador. Acho que a única coisas que não concordo contigo é o da Meryl Streep merecer o Óscar...das actrizes nomeadas ainda só vi a Emma Stone e até a colocava à frente da Meryl. Apesar de uma interpretação muito boa, não a considero digna de Óscar. Beijos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha e lá acabou por ganhar o Birdman.. eh eh..
      Beijinhos*

      Eliminar