BOOK | Fangirl

Há livros que mesmo simples e com as histórias mais banais, são aqueles que mais nos marcam. Acabamos sempre por nos identificar com algum personagem, com alguma parte da história, ou apenas passamos o livro inteiro a desejar fazer parte do mesmo.

A Cath é uma das maiores fãs do Simon Snow (série que a Rainbow Rowell criou para o livro comparada na vida real à série Harry Potter), tanto que ela e a sua irmã gémea Wren, escrevem uma fan fiction com enorme sucesso na internet baseada na série. Com o passar dos anos Wren acabou por se distanciar da série e começar a ter outros interesses ao contrário de Cath cujo amor pela escrita e pela série nunca desapareceram. Com a entrada na universidade Wren avisou logo Cath de que não irão partilhar quarto e, assim Cath fica sozinha, por conta e risco, com uma colega de quarto pouco comunicativa que anda sempre com o namorado atrás. Cath fica assim sozinha com uma vida quase dupla e com todas as inseguranças de quem acha que não está preparada para enfrentar a vida sozinha.

Há qualquer coisa de especial na Rainbow Rowell e na sua escrita que me fazem adorar e devorar os seus livros sempre com um sorriso parvo na cara de quem adora o livro do início ao fim.

Acho que gostei de tudo neste livro, o facto de ela se aventurar sozinha na universidade, tendo de conhecer novas pessoas, novos lugares, novas formas de se desenvencilhar, foram coisas pelas quais eu já passei e foram momentos que ao mesmo tempo foram assustadores, mas divertidos também e dos quais adorei ler no livro. Outra coisa que adorei no livro foi o facto de ela escrever a fan fiction no seu blog online e no seu meio ser uma estrela. Adorei ler sobre isso porque nós que mantemos um blog passamos por tudo o que foi retratado no livro. A quase "obrigação" que ela sentia em publicar novos capítulos, as noites que ela passava a responder a comentários, são tudo coisas que nós sentimos também e por isso consegui relacionar-me bem com essa parte do livro. E depois claro a parte do romance que para mim foi um dos que eu mais gostei de ler. É daqueles que vai crescendo assim de mansinho, demonstrando-se por pequenos gestos mas muito ternos. É mesmo daqueles que nós queríamos que fosse realidade e que nos acontecesse a nós. A Cath e o Levi são um casal perfeito com os seus altos e baixos, com alguns desentendimentos, mas com os momentos mais fofinhos e românticos e que me colocavam sempre com um sorriso. Gosto quando os momentos românticos se manifestam no inesperado e sem estar à espera de nada em troca e, foi isso que senti no crescimento da relação entre a Cath e o Levi.

Mas este livro não são apenas coisas boas. A Cath e a Wren têm uma vida familiar um pouco complicada. A mãe delas abandonou-as ao cuidado do pai quando elas eram ainda pequenas. Este acontecimento abalou muito a família principalmente o pai delas, mas também a elas que nunca perceberam a razão para tal abandono. E apesar de ter adorado a abordagem que a autora fez a esta parte da história, tocando em pontos sensíveis e diferentes em cada pessoa da família, fiquei com pena de a autora não ter abordado um pouco mais esta parte, principalmente explorando a parte da mãe com as filhas que para nós leitores que apenas temos acesso à parte narrada pela Cath nos soube a pouco.

É um livro que eu recomendo muito e que se tornou um dos favoritos do ano. Foi daqueles livros a que eu me apeguei muito e do qual vou querer reler vezes e vezes sem conta.

Deixo-vos ainda o vídeo onde falo um pouco mais sobre o que achei do livro.



Nome: “Fangirl”  Autor: Rainbow Rowell ISBN:9781447263227
Páginas: 480 pages Editora: MACMILLAN CHILDREN'S BOOKS

6 comentários

  1. Estou tão curiosa para o ler. Está na minha lista há algum tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo muito.. tanto este como o Eleanor & Park!

      Eliminar
  2. Cinco estrelas? hummm bem devo confessar que li a review na diagonal.. não quero saber muito antes de ler.. quero ter aquela coisinha da surpresa.. mas agora aguçou-me muito a curiosidade :)

    * mary red hair *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh fizeste bem.. recomendo muito a leitura.. :D

      Eliminar
  3. Uau, 5 estrelas! Ja li muitas opiniões sobre esse livro e é como tudo,há quem ame e quem odeie...mas com o que li agora fiquei com mais curiosidade para ler ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá adorei muito o livro.. acho que quem gosta de YA's vai gostar muito..
      Mas realmente há quem adore e quem odeie..
      E eu recomendo muito.. :D

      Eliminar