Com tecnologia do Blogger.

BOOK | Hate List

hatelist_pb
O que nos define como seres humanos? Aquilo que somos ou as acções que em determinado momento da nossa vida decidimos tomar?

Valerie cansada de todo o bullying que sofre decide criar a Hate List, onde coloca todos os nomes das pessoas que ela mais detesta, incluindo o nome de professores e até dos pais. Ela partilha a lista com o namorado Nick e juntos acreditam um dia acabar com todos os participantes da lista e viverem felizes. Valerie só nunca pensou que Nick levasse à letra a afirmação e um dia ele decide iniciar um tiroteio na escola começando assim  a eliminar um a um os elementos da lista.

Mas este livro não é só sobre o tiroteio. Este livro é sobre as consequências dos nossos actos, dos actos dos outros, dos nossos desejos. É sobre o antes e o após. É sobre os que ficam e os que partem. É acima de tudo sobre aquilo que nos define.

Valerie nunca pensou que ao criar a Hate List e ao partilhá-la com o namorado este fizesse tal barbaridade. Mas também não estava preparada para o após daquele acontecimento. O regressar ao local do crime. O enfrentar os alunos e os professores. Encarar os pais que acreditam que ela também teve parte activa naquilo tudo. E acima de tudo encarar-se a si própria, chocada com aquilo tudo, revoltada com ela e com o namorado, porque por mais que não tenha sido ela a premir o gatilho, foi ela a semear uma ideia. Mas também ela foi uma vítima, também ela perdeu alguém que amava. Também ela precisa que alguém a ampare, que alguém a ajude e acima de tudo que alguém a perceba.

Este não é um livro fácil, é um livro que nos coloca a pensar na vida, no poder das nossas próprias acções. Nos coloca a pensar se fossemos nós o que faríamos. E no fim se também nós nos conseguiríamos perdoar.

Gostei da forma como a autora escreveu este livro, de uma forma reflexiva e não depressiva. De forma a que o leitor sentisse vontade de estar em todos os personagens para tentar perceber qual seria a sua reacção. Confesso que foi um livro que me surpreendeu tal foi a forma como me envolveu e me conseguiu atrair. É também um livro que recomendo a toda a gente pois a lição que nos passa é uma lição universal. O valor dos nossos actos pode ser bem grandioso.

Nome: “Hate List”  Autor:  Jennifer Brown ISBN9780316041454

Páginas: 416 pages EditoraLittle, Brown Young Readers

5 coroas

Deixo-vos também o vídeo que fiz sobre o livro.

Sem comentários