BOOK | A Sombra do Vento


Sempre ouvi falar muito bem deste livro e principalmente deste autor. Por isso tinha decidido que deste ano não escapava e, que o tinha que ler. Foi mais cedo do que pensava, mas ainda bem que o fiz.

Daniel Sempere tem apenas 11 anos quando o seu pai o leva ao cemitério dos livros esquecidos. Lá o seu pai diz-lhe que pode escolher um livro à sua vontade. No meio de tantos livros o que lhe chama à atenção é "A Sombra do Vento" de Julian Carax. Curioso com o livro Daniel devora-o logo naquela noite e fica fascinado tanto pela história como pela escrita do Julian. Assim, parte em busca de mais livros daquele autor, mas descobre que alguém os anda a queimar. Intrigado com aquilo Daniel inicia assim uma investigação a respeito do Julian e do porquê de andarem a queimar os seus livros.
Quando comecei a ler este livro deparei-me logo com uma escrita poética do Zafón. Escrita essa que é tão deliciosa que nos faz querer ler mais e mais do livro apenas pela escrita. Depois depara-mo-nos com uma história enigmática. Daniel após descobrir o livro no cemitério dos livros esquecidos começa uma investigação à vida de Julian e começa a perceber que ambas, a dele e a do Julian são bastante parecidas, ao ponto de alguns dos acontecimentos serem os mesmos.

Ao longo da trama vamos conhecendo alguns personagens que nos vão enriquecendo a trama. Um deles e, o que mais contribuiu para que a história fosse o que é foi Fermín. Homem sábio que passou por muito na vida, mas que é portador de uma inteligência inigualável e acima de tudo de um bom humor capaz de nos fazer rir nos momentos mais complicados. Mas é também um homem trabalhador e acima de tudo humilde. Foi concerteza uma das personagens que mais riqueza trouxe ao livro.

A própria personagem do Carax é outra que nos deixa enigmáticos. Primeiro por querermos saber o que lhe aconteceu e por outro por querermos saber qual o seu papel na trama.


O final deste livro foi uma das minhas partes favoritas, porque após todo um livro cheio de mistérios, de investigações e de dúvidas foi muito bom saber todas as respostas que queríamos ler.

Foi um livro que me surpreendeu muito, tanto pela escrita maravilhosa do Zafón, como por todo um mistério incrível em volta de livros, bibliotecas, crescimento, novos e velhos amores.

Nome: “A Sombra do Vento” Autor: Carlos Ruiz Zafón ISBN:  9789722032308

Páginas: 507 páginas Editora: Biis

4 coroas


11 comentários

  1. Este foi o primeiro livro que li de Zafon e adorei!! É como dizes, tem uma escrita poética e que me agarrou logo quer pela escrita, quer pela história. Estou desejosa pelo 4 livro da série mas nem sei se o autor já o terminou ou não.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Uau :) adorei e tenho mesmo que o terminar (comecei mas não acabei por causa de qq leitura na Universidade)... e estava a adorar :) as fotos estão boas e aquela parte que destacaste, às vezes é bem verdade :) **

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da opinião! :)
    Tenho curiosidade em relação a este livro

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Estou a ler esse livro no momento e é simplesmente maravilhoso, ainda antes das 100 páginas já me tinha apaixonado pela obra e pela história. E também estou a gostar bastante de acompanhar a vida de Daniel.
    *Mistery

    ResponderEliminar
  5. O bom do livro é que apesar de levarem vidas similares, o Daniel consegue viver o que foi roubado ao outro e isso transforma completamente o livro :)

    ResponderEliminar
  6. R: Obrigada!
    Se gostares de responder, se quiseres, ofereço-te este desafio. :)
    É uma autora que, sem dúvida, recomendo! A sua escrita é belíssima e todos os seus livros chegam ao mais intimo do leitor e fazem-nos refletir imenso.
    Beijinhos!
    *Mistery

    ResponderEliminar
  7. Sim.. mesmo o livro é muito bom por causa disso também..:D

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que estás a gostar.. Espero que gostes até ao final,, :D

    ResponderEliminar
  9. Obrigado.. :)
    Recomendo muito..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Obrigado.. :D
    Tens mesmo de o acabar.. o livro é maravilhoso..

    ResponderEliminar
  11. Também fiquei muito fã da história e da escrita..
    Fiquei muito ansiosa por ler mais livros dele..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar