CINEMA | EM CHAMAS

A adaptação do livro Em Chamas para cinema, era uma das estreias que eu mais aguardava em 2013. E esta opinião já vem muito atrasada. E digo que era uma das adaptações mais aguardadas, porque eu adoro esta trilogia e por isso estava ansiosa para ver o filme, e confirmar se estava mesmo um bom filme.

O filme, tal como o livro é basicamente dividido em duas partes. A primeira o tour dos vencedores pelos distritos. E a segunda, a comemoração dos 75.º anos dos Jogos da Fome. Quanto à primeira parte gostei muito de ver o tour. Principalmente no distrito da Rue, quando a revolução se começa a perceber. Então aquela cena do senhor a levantar a mão, é tão arrepiante vista no cinema.

Ainda durante este primeira parte gostei muito de ver a mudança de atitude por parte da Effie Trinket, sendo neste filme uma das minhas personagens preferidas.

E continuo a não gostar da relação da Katniss e do Gale. Preferia muito mais que a autora tivesse optado por um romance apenas focado no Petta.

Quanto à segunda parte gostei muito da forma como recriaram a arena, em forma de relógio. Os efeitos especiais também estava muito bem desenvolvidos. O nevoeiro, os macacos, os corvos. Enfim uma série de coisas que estavam perfeitas. Gostei também das interpretações dos actores durante esta parte do filme.

Gostei muito da interpretação da Jena Malone como Johanna Mason, existiram partes mesmo geniais. Continuo a detestar o Snow, mas a adorar a interpretação dele pelo Donald Sutherland.

Outra área em que acho que este filme é maravilhoso é no guarda-roupa e na maquilhagem. Este momento em que a Katniss aparece com o vestido de noiva (que é lindíssimo) e depois se transforma no mockingjay, foi um momento mesmo imponente.

Outro dos factores que me fez ficar com imensa vontade de ver o filme, foi o markting que se gerou à volta do filme. Meses antes foram surgindo cartazes alusivos ao filme como forma de aguçar a curiosidade para o próprio filme. E que cartazes. Acho que é uma das campanhas mais bonitas que tenho visto nos últimos tempos.



Desde já dizer que recomendo muito a série literária. E por isso ver estes livros como filmes desperta muito a minha curiosidade. Já aqui disse que não gostei muito do primeiro filme, achei o filme um pouco apressado. E curiosamente essa foi uma questão que para mim não existiu neste filme. Adorei este filme do início ao fim. Acho que é uma das melhores adaptações de livros para filmes dos últimos tempos. A primeira parte mais lenta para aproveitarmos todo aquele crescer da revolução. A segunda mais aterradora por estarem na arena. Acho que neste segundo filme as interpretações dos actores está cada vez melhor e o próprio ambiente do filme está espectacular. O filme visto então no cinema tem um impacto muito grande. Grande fotografia e uma óptima banda sonora.

Enfim acho que só aspectos positivos. E claro se por acaso foram como eu e não gostaram muito do primeiro filme, aconselho muito este porque está bem melhor.

Sem comentários :

Enviar um comentário