BOOK | A Christmas Carol

Como clássico do mês de Dezembro decidi escolher um relacionado com o Natal. Como não conheço muitos clássicos de Natal, escolhi um muito conhecido o "A Christmas Carol" do Charles Dickens, que está traduzido para português como "O Cântico de Natal".


Este livro conta a história do Ebenezer Scrooge, que é um homem, amargo com a vida, muito forreta, que só quer riqueza, mas que não a quer partilhar, e isso torna-o uma pessoa odiada e temida por todos. Para além disto, ele é um homem que não gosta do natal. Ebenezer Scrooge tem também um sobrinho que o tenta fazer ver que a vida não é só a procura pela riqueza, e sim também a sua partilha e o amor aos outros, mas ele não quer ver esse lado da vida. E ele tem também um empregado o Bob Cratchit, que é um homem pobre pai de quatro filhos, sendo que um deles é doente e requer atenção extra. Só que com o salário que o Scrooge lhe paga não consegue providenciar esses cuidados extra.

O Ebenezer Scrooge tem um uma espécie de banco juntamente com o seu sócio Jacob Marley. Só que numa véspera de Natal Jacob Marley morre. Passados sete anos, o espírito do Marley aparece ao Scrooge, avisando-o que se ele não mudar de atitude acabará como ele, cheio de correntes a tentar pagar na outra vida por ter sido tão pouco generoso na vida terrena. Para ajudar Scrooge a mudar radicalmente a sua vida, Marley avisa-o de que receberá nessa noite a visita de três espíritos. O espírito do passado, o espírito do presente e o espírito do futuro.

Nessa noite o Scrooge vai visitar o seu passado, o seu presente e o seu futuro.  E o que ele irá encontrar ou reviver não será uma experiência agradável. Ele irá perceber que deixou muitas coisas para traz em busca de uma vida melhor, e que sacrificou a sua felicidade em busca de um ideal terreno e que não traz muita felicidade. Estas recordações são dolorosas para ele, e ao longo das suas memórias, vamos entendendo o porquê dele ser hoje o homem que é.

Estas visitas com espiritos vão fazer com que ele se aperceba que estava a agir mal, e que por vezes com o seu comportamento estava a afastar as únicas pessoas que ainda gostavam dele e que ainda acreditam nele. Por isso no fim de uma noite um pouco terrível, ele vai mudar e recomeçar a encarar a vida e o natal com outros olhos ajudando quem mais precisa.

Foi uma história que me aqueceu o coração. É um conto curtinho, mas que ensina muito sobre a questão de partilhar. De dar ao próximo, quem mais precisa. No fundo de sermos mais solidários e amigos uns dos outros. E que não é só no Natal que devemos fazer isso, embora esta época possa ser um ponto de partida. É um conto que eu acho que se deva ler às crianças, tentando incutir-lhes os valores presentes nesta história.

Esta edição, é em inglês, e eu comprei essencialmente pela capa. Porque a achei muito linda e sabia que iria ser um livro com ilustrações. E estéticamente o livro é muito lindo e as ilustrações também. No entanto, quando adquiri este livro não reparei que ele seria usborne young reading. Ou seja, um programa que existe para classificar os diversos níveis de leitura. Este livro situa-se no nível dois. O que me parece que eles consideram um livro de leitura fácil, mas já não tão acessível quanto o nível um. Tenho a dizer que é um texto de leitura fácil. Como este livro pertence a este programa de leitura não sei se o texto é integral. No entanto e caso o texto não seja integral, pelo menos acho que não tiraram nenhuma parte importante.

15 comentários :

  1. Vou lê-lo para a semana ;)

    O filme já vi e gostei bastante!!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li o livro nem vi o filme (porque quero ler o livro antes) x) Mas pretendo fazê-lo para o ano, que este ano já não dá :(

    Relacionado com o Natal, já li o Dash and Lily's Book of Dares e vou ler ainda o Let It Snow *-*

    Gostei muito do post :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu só vi o filme, que adorei!! :D
    Não estou a ler nada relacionado com o Natal...

    ResponderEliminar
  4. Também eu *.* Adoro os filmes! (tirando o dos marretas)

    ResponderEliminar
  5. Também quero ler este, é um clássico e merece ser lido!:)

    ResponderEliminar
  6. Já o li há algum tempo mas tenho de o reler este ano:) Acredito que essa não seja a versão integral mas é muito bonita. Beijos

    ResponderEliminar
  7. Fazes bem em ler..
    Eu livros de natal só tenho este.. mas para o ano quero ver se aumento a minha colecção..
    Obrigado...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Também gostei muito do filme..
    Eu também não..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Fazes bem.. tem uma óptima mensagem..
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Pois também acho que não.. mas é muito lindo.. :D
    Acho que fazes bem em o ler..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Então vê o filme deles de A Christmas Carol que vais amar ;)

    ResponderEliminar
  12. Ola Chris quero muito ler esse livro mas nao acho pra comprar em nenhum site, aonde comprou o seu?

    ResponderEliminar