BOOK | Bunheads


Hanna sempre teve o sonho de ser uma bailarina de ballet, e aos 14 anos teve a oportunidade de se juntar à Companhia de Manhattan. Ela se mudou para a cidade de Nova York, e aí cresceu no mundo da dança, tornando-se uma bailarina com muito talento. Embora ela se esforce ao máximo, treinando todos os dias, fazendo exercício complementar, tendo algum cuidado com a alimentação, ela não recebe o merecido reconhecimento e ainda pertence às bailarinas do coro e não às solistas.

A vida de uma bailarina não é fácil, são muitas horas por dia a treinar para ensair os bailados e depois muitas horas por noite a apresentá-los, o que leva a que os bailarinos da companhia não tenham vida social e quase não saiam da companhia. A própria Hanna já vivia há alguns anos em Nova York e não conhecia bem a cidade.

Um dia ela conhece Jacob, um rapaz da idade dela, que canta em bares e frequenta a Universidade de Nova York. Entre eles acontece logo uma química e eles tornam-se bons amigos, até começar a acontecer algo mais. O problema: Hanna não tem tempo para namorar, para se dedicar mais a si própria, e Jacob não compreende muito isso, tornando assim a relação deles um pouco conturbada. Ao mesmo tempo ela vai conhecer Matt, um rapaz rico que sempre viveu aquela vida das artes, cujo pai apoia e muito a companhia de bailado de Hanna. Matt é um rapaz que assiste quase todas as noites aos bailados da Companhia de Manhattan e que desenvolveu uma paixoneta por Hanna.


Com a descoberta destes dois rapazes, e as suas disparidades, Hanna vai começar a questionar se ser bailarina e principalmente uma solista é realmente aquilo que ela quer para a sua vida, ou se explorar o mundo, tendo o ballet como pano de fundo também pode ser uma opção.

O livro foca-se muito no dia-a-dia das bailarinas, de como é a vida de uma companhia, todas as aprendizagens, as amizades, as privações, a competitividade. Devo confessar que quando pus os olhos neste livrinho fiquei logo com curiosidade em o ler, isto porque eu adoro dança, em todas as suas formas. E por isso eu sabia que ia adorar este livro. Todo este mundinho dos bailados, desta vida agitada, mas ao mesmo tempo enclausurada, sempre foi um fascínio meu. Lembro-me de ter um livro da Anita que falava sobre ballet e eu ficava horas a olhar para aquelas páginas a me imaginar como bailarina.


O livro não se foca só e apenas nesse lado mais profissional, mas também se foca no lado mais pessoal da Hanna. Ela com o passar do tempo e ao conhecer Jacob e Math vai começar a ter outra perspectiva de como quer encarar o seu futuro. Por um lado ela encontra toda a liberdade que o Jacob representa, a possibilidade de estudar outras coisas, de conhecer outros lugares e principalmente de conviver mais com o mundo. E por outro ela encontra toda a elegância, toda a restrição, todo um mundo em volta da obsessão em alcançar um lugar como solista na companhia e poder alcançar um bom salário.

Eu adorei o livro. Adorei tanto a parte da dança quanto a parte da indecisão, talvez por eu também estar a passar por uma fase dessas e, por isso me revi um pouquinho. Outro aspecto que também me fez apaixonar mais por este livro foi o facto de existir um triângulo amoroso, mas que na realidade não era um triângulo, porque os dois rapazes nunca chegam a saber da existência um do outro, o que fez com que o livro tivesse um ritmo diferente, ao não existir aquela obsessão pela posse da rapariga.

Eu gostei muito deste livro. É daqueles livros que eu adorava que um dia fossem passados para filme, até porque teve um final que eu gostei muito. Sei que não é um livro que irá agradar a todos porque a história não irá ser novidade nenhuma para muitos leitores, mas ainda assim, para os fãs de dança e de ballet é um livro que eu recomendo muito.

Nome: “Bunheads”  Autor: Sophie Flack ISBN: 9781907411274

Páginas: 304 páginas Editora: ATOM


10 comentários

  1. Convenceste-me Chris x) Depois deste post, quero ler este livro, sem dúvida :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também adoro dança, especialmente ballet*_* Fiquei com muita vontade de ler o livro. Vou checkar Awesomebooks:P Beijos

    ResponderEliminar
  3. O livro parece muito bom! ;)
    Adorei a review! *

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que agucei a curiosidade.. :D
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Adoro a capa e gostei da review, mas YA e eu... eu e YA -.-''

    ResponderEliminar
  6. Pois tens de tentar mais vezes até encontrares o teu autor de YA.. :P

    ResponderEliminar
  7. Ganhei dois num passatempo ^^ Vou testá-los

    ResponderEliminar