Com tecnologia do Blogger.

CINEMA | OZ THE GREAT AND POWERFUL



O mês passado para o desafio do clássico do mês li "The Wonderful Wizard of Oz". Este livro contem, ainda que de uma forma mais reduzida a história de como o feiticeiro chegou a Oz e de como ele se tornou o Maravilhoso Feiticeiro de Oz. Recentemente também foi feito um filme inspirado neste mundo de Oz, principalmente sobre a história do feiticeiro.

Como tinha lido o livro à pouco tempo ia com mais ou menos uma ideia de como imaginava que ia ser o filme e devo dizer que apesar de não ser totalmente como eu tinha imaginado, fiquei agradavelmente surpresa.

O filme começa com o feiticeiro ainda no nosso mundo. Aqui ele já era um mágico, daqueles mágicos de circo, que enganavam meio mundo com os seus truques de ilusão. Ele é um mulherengo e para além de enganar meio mundo com os seus truques de magia, engana também outras tantas mulheres com o seu charme. É por causa de uma dessas mulheres, que Oz tem de fugir num balão de ar quente e acaba por ir parar à Terra de Oz. Aí ele vai logo conhecer Theodora uma das bruxas más que também se irá apaixonar por ele. Ela vai levá-lo à Cidade de Esmeralda onde ele vai conhecer também Evanora, a outra bruxa má. Ela para que ele prove que é mesmo o feiticeiro tem de matar Glinda, a suposta bruxa má, mas que na realidade é a verdadeira bruxa boa.

No decorrer desta aventura, Oz, vai conhecer o macaco voador simpático, que se vai tornar o seu empregado mas mais do que isso, um grande amigo. E também a menina de porcelana, que acabará por ter um papel importante no decorrer do filme.
No final do filme vai existir uma batalha entre o bem e o mal e como em todos os contos de fadas o bem vence sempre.

Comparando o filme com o pouco de história que eu pude ler naquele livro, posso dizer que a linha base da história está lá. Gostei muito de ver este filme porque tem tudo, romance, acção, efeitos especiais e acima de tudo boas interpretações.



O que eu gostei mais, das interpretações, acho que todos os actores estiveram muito bem, a realização também esteve muito bem, tal como a caracterização e os efeitos especiais. Uma das coisas que eu gostei muito foi a caracterização dos macacos voadores do exército da bruxa má, a equipa conseguiu torná-los muito mais assustadores do que aquilo que eu estava à espera. Outra das coisas que eu gostei muito foi o macaquinho que acompanha o Oz de início ao fim. Para além de serem as partes mais divertidas do filme, também é o protagonista das partes mais queridas do filme.

Quanto às partes que menos gostei não foram muitas devo dizer, sendo a que menos gostei mesmo o facto de passarem a imagem de um Oz muito mulherengo.


De resto foi um filme que eu gostei muito. É um filme que nos introduz muito bem a este mundo de Oz e, gostava de ver a seguir a continuação deste filme mas, com a história da Dorothy. Em conlusão é um filme eu recomendo.

Sem comentários