BOOK | A Praia do Destino

Comprei este livro num impulso pois estava a 4€, muito barato, e o que li na sinopse intrigou-me.  Depois quando eu postei o book haul onde mostrava este livro, várias pessoas me disseram que era um dos seus livros preferidos, e mesmo agora no goodreads, enquanto ia postando o meu avanço na leitura, uma pessoa disse que era um dos seus livros preferidos também. Logo eu comecei a leitura deste livro bastante entusiasmada.

“A Casa da Praia” conta a história de Olympia uma rapariga de 15 anos. O pai dela achando que ela era bastante mais inteligente que as professoras que lhe davam aulas decide retirá-la da escola e ser ele próprio a educá-la em casa. O pai é um homem bastante austero e que pretende que Olympia venha a ser alguém na sociedade. A mãe é uma mulher que se diz bastante doente e que não acompanha a vida da filha muito de perto, deixando esses campos para o pai e para a empregada. No verão antes de ela completar os 16 anos eles vão de férias para Fortune’s Rocks, lugar onde eles possuem uma casa de férias. Nessas férias Olympia conhece um médico, o Dr. John Haskell, e os dois vão-se apaixonar perdidamente. O problema, ela tem 15 anos e ele 43 e é casado e pai de quatro filhos.


Devo confessar que não estava a achar piadinha nenhuma ao relacionamento amoroso entre a Olympia e o Haskell, isto porque ela só tem 15 anos e achei que na altura seria um bocado complicado eles conseguirem esconder a relação. Mas após o meio do livro, comecei a gostar cada vez mais, porque após a separação deles acho que o carácter da Olympia muda muito o que a faz tomar todas as decisões da parte final do livro. Foi mesmo o que eu mais gostei, a mudança da maturidade dela.

Para mim este livro assemelhou-se aos livros que já li da Lesley Pearse. Isto porque a Lesley Pearse gosta de escrever sobre histórias que à partida estariam condenadas, mas que as personagens principais, com toda a sua coragem e preserverança conseguem alcançar os seus objectivos.

E neste livro, passou-se o mesmo. A autora conseguiu escrever um livro, em que à partida tudo parecia condenado, e o desenrolar da história dava-nos a entender que tudo ia acabar mal, mas a força e perservença da Olympia faz com que a história dê várias reviravoltas e que acabe bem. O livro para mim ganhou tudo no final. Após as alegações finais do advogado da Olympia. Para mim a partir desse momento o livro teve o seu momento alto.


Gostei muito do livro, e devo-vos dizer que apesar de não ser daqueles livros que nos agarram dia e noite, eu ficava sempre com aquela sensação do que é que vem a seguir, e o que é que vai acontecer agora e isso fez com que eu não largasse o livro.


Nome: “A Praia do Destino”  Autor: Anita Shreve ISBN
Páginas: - Editora: Edições ASA

2 comentários

  1. Também li este livro em Março e concordo contigo. É difícil ao princípio levar a relação deles a sério devido à idade dela. Gostei do livro mas esperava melhor. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Pois este livro para teve dois lados, o primeiro que eu não gostei muito, e depois a parte final da qual eu já gostei mais.. mas também esperava mais do livro.. Beijinhos*

    ResponderEliminar