BOOK | Uma Grandiosa e Terrível Beleza


“Uma Grandiosa e Terrível Beleza” conta a história da Gemma Doyle. Ela vive com a mãe na Índia, mas ela não gosta de lá viver e sonha em ir morar para Inglaterra onde se encontram o seu pai, irmão e avó. Um dia, ela vê a mãe a ser assassinada, e de repente toda a sua vida muda, ela é enviada para a Academia Spence em Inglaterra, uma escola que forma raparigas para casarem e integrarem a sociedade inglêsa. Gemma sempre se sentiu diferente dos outros, coisas estranhas sempre lhe aconteceram, coisas que ela nunca conseguiu perceber, e que nunca lhe foram reveladas. Até ela chegar à Academia Spence. Aqui ela vai fazer amizades, vai perceber aquilo que sempre a atormentou e descobrir um amor.

Digamos que esta história não me cativou lá muito ao início. Não sei se foi a escrita da autora, ou se foi mesmo a tradução portuguêsa, mas o início da história não me estava a cativar lá muito. A história não se estava a desenvolver muito ao meu gosto. A protagonista e as amigas estavam a irritar-me um pouco. Era todo um conjunto de coisas que me estavam a irritar. Mas depois a história começou a melhorar e cada vez a ficar melhor.

Gostei imenso da época que o livro retrata e da forma como isso foi retratado no livro. Uma escola onde as raparigas são educadas com o único propósito de serem inseridas na sociedade iglêsa para casarem e frequeêntarem a alta sociedade inglêsa. Aqui é retratado como as mulheres eram pessoas submissas.


Gostei também que a autora tivesse criado todo um mundo paralelo, os chamados reinos, onde imperava a magia e onde Gemma vai perceber o porque de ela ser o que é, e também muitas revelações que ela não estava nada à espera.

Como disse, a protagonista e as amigas irritaram-me muito. As amigas da Gemma, porque eram muito fúteis, só se preocupavam com elas próprias, em ter a atenção toda para elas, e por muito que se calhar não fosse a inteção da autora, elas só estavam com a Gemma porque ela as podia levar para os reinos, onde elas podiam ser outras pessoas. Nunca cheguei a acreditar em todo o livro que a amizade fosse verdadeira, no sentido de todas estarem lá umas para as outras. A não ser no fim, onde a Gemma me surpreendeu bastante.

Uma coisa que eu gostei, mas por outro lado não gostei, foi o romance. Gemma apaixona-se por Kartik, de uma forma gradual, muito porque ele não lhe liga a mínima e segundo porque ele sabe ser um bronco. Mas, apaixona-se. Eu gostei do facto de o romance não ser a coisa mais visível, mas ser bonito, por ser aquela coisa desconhecida. E não gostei do facto de eles não terem tido muita interacção a esse nível. Não sei se o romance é mais desenvolvido no próximo livro. Mas eu estive até à última linha à espera de mais desenvolvimentos e o que ficou foi uma página em branco.


Nome: “Uma Grandiosa e Terrível Beleza”  Autor: Libba Bray ISBN: 9789895578702
Páginas: - Editora: Gailivro - 1001 Mundos

2 comentários

  1. Eu adorei a maneira como apresentaste a tua opinião. Muito bem estruturada, ilustrada e com quotes. Excelente mesmo! bEIJOS

    ResponderEliminar