BOOK | Hobbit


Este foi o primeiro livro que li do Tolkien. Na altura em que "O Senhor dos Aneis" saiu não lhe prestei muita atenção, nem aos livros, nem aos filmes. O que acontece é que ouvia tanto falar neste escritor, que quando O Hobbit foi lançado em filme, todo o mundo voltou a falar nele. Como já tenho outra idade, decidi apostar no Hobbit como leitura de estreia com este autor.


"O Hobbit" é um livro infantil do género fantástico. Tolkien escreveu-o para contar aos seus filhos antes de eles irem dormir. A história como todos já a conhecem conta a aventura do Bilbo Baggins e de 13 anões na busca pelo tesouro guardado pelo dragão Smaug. Na busca do tesouro eles contam com a ajuda do feiticeiro Gandalf. O livro todo é pautado por grandes aventuras que os 15 vão viver desde encontros com gigantes, elfos e aranhas gigantes. É um livro fantástico no seu máximo.

Devo dizer que estava bastante apreensiva quanto à leitura deste livro, pois não sabia se ia gostar, mas ao mesmo tempo com bastante curiosidade quanto a ele. E devo dizer que fiquei surpreendida. A escrita é bastante fluente, quase não tem partes chatas e o narrador é bastante engraçado. Apesar de ser uma narração em terceira pessoa, o narrador parece estar numa posição superior, de onde vai observando toda a história e nos vai contando. Para além disso ele vai dando uma pontinha de humor aos acontecimentos. O livro agarrou-me mesmo logo no início, pois começa logo com a chegada dos anões  e do Gandalf à casa do Hobbit, e que sem rodeios chegam para jantar e decidem que o vão levar na sua aventura.

O personagem que eu mais gostei foi o Bilbo, lógico, tanto por ele ser o personagem mais diferente de todos, pois ele é o Hobbit, mas também é o personagem mais inteligente, mais astuto, mais engraçado, ele apenas era superado pelo Gandalf, mas esse era feiticeiro, logo tinha a obrigação de ser inteligente. Dos anões gostei do Kili e do Fili, pois eram os mais queridos, e os que estavam sempre prontos para a aventura.

O livro para mim também ganhou na parte da lição de moral, pois vai-nos mostrando a mudança interior do Hobbit, que ao início foi contra a sua vontade na aventura e, que toda a aventura passa a pensar na sua casinha, no seu chá, de como lá é que estava bem, e com o desenrolar da história vemos um hobbit bastante mais aventureiro e mais preocupado com os outros.

Claro que existiram partes que eu também não gostei tanto, como a parte da morte do dragão, o facto de diversos anões quererem muito o tesouro, mas depois não fazerem nada para o obter, a morte de alguns dos anões que eu gostava... :(.



Mas no fim o saldo é positivo e eu recomendo a leitura.

Assistam ao vídeo para verem e ouvirem a minha opinião mais detalhada do livro e do filme.



Nome: “O Hobbit”  Autor: J. R. R. Tolkien ISBN: 5601072264045
Páginas: - Editora: Publicações Europa América


6 comentários :

  1. Gostei do post, só corrigiria uma coisa. La na sinopse ta escrito "O Senhor dos Anões" e não, dos Anéis

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por reparares. Já fui corrigir. Ainda bem que gostaste. Volta sempre.. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Olá Chris. Eu sou fã de tolkien e aconselhaste ia a leres mesmo o9 Senhor Dos Anéis tem uma literatura mais pesada. O senhor dos anéis é sem duvida um dos melhores livros de tolkien se não o melhor.

    ResponderEliminar
  4. *aconselhar- te- ia

    ResponderEliminar
  5. Olá. Sim eu agora que li O Hobbit e gostei quero me aventurar a ler O senhor dos anéis.. Obrigado pela recomendação.. :D

    ResponderEliminar