BOOK | 1 dose droga... 1 gr. esperança?

Bem, que arrebatador. Estou simplesmente arrasada. Nunca pensei que o jovem que todos os sábados à tarde nos entra pela casa adentro, tão sorridente e amigável pudesse ter tido uma infância assim.

Comprei este livro após ter ouvido na sua entrevista aos seu próprio programa que o tinha escrito. Como sou uma grande fã dele e do seu trabalho fui pesquisar qual era esse tal livro que ele tinha escrito e, quando o encontrei à venda comprei-o ainda meia à descoberta de qual seria a história.
 A história é a história do Daniel e da sua família. Os pais tiveram-no muito cedo e, cedo foi também o seu ingresso no mundo da droga. O Daniel vai-nos fazendo o retrato de como os seus pais se entregaram a ela, a maldita droga, do que faziam para viver e sobreviver, de como criaram ou deram a criar o seu filho, de como deixaram que a droga lhes arruinasse tudo. Esta não é uma história cor-de-rosa, não é uma apresentação sobre o que a droga fez à família do Daniel. Isto são relatos impressionantes de quem viu os pais degradarem-se com ela, fazendo de tudo para a ter. Acreditem, para um filho ver o pai ir preso e a mãe se prostituir não deve ser fácil. Apesar de tudo, o Daniel soube virar a vida a seu favor, crescer, e tornar-se o que é hoje, e acho que acima de tudo, perdoar os pais.
O livro é escrito de uma forma diferente, mas uma forma agradável. O Daniel optou por escrevê-lo como se de uma reportagem televisiva se tratasse, ele vai narrando os episódios, enquanto que os pais vão dando os seus testemunhos. Esta forma de escrita agradou-me imenso, pois torna a leitura bastante mais criativa, fazendo com que o ler estivesse a imaginar uma reportagem. O Daniel escreve muito bem, fazendo um jogo de palavras bastante "giro" em torno do relato apresentando referências ao quotidiano e a cenas banais do mundo.

Eu gostei muito de ler o livro. Como dizia o outro, isto é um abre olhos, de quem podia ter caído para o lado errado da vida, mas que soube, apesar de tudo, seguir os sábios conselhos e fazer da sua vida uma vida melhor. Às vezes é de pequenos seres que nascem grandes Homens e, o Daniel tem provado ser um grande Homem.

Actualmente o Daniel trabalha na Sic, fazendo entre outras coisas a apresentação do Alta Definição, programa de grande sucesso do qual já foram editados dois livros.

Nome: “1 dose de drogra... 1 gr. esperança?”  Autor: Daniel Oliveira ISBN: -

Páginas: - Editora: Texto Editora



REDE SOCIAL REDE SOCIAL REDE SOCIAL REDE SOCIAL REDE 
SOCIAL REDE SOCIAL REDE SOCIAL

2 comentários

  1. Podes dizer-me aonde posso encontrar esse livro ?
    Fiquei extremamente curiosa em lê-lo !
    Já agora aconselho-te " Sem ti Inês " de Ana Granja ( uma amiga minha ) cuja filha faleceu de anorexia nervosa com 15 anos de idade. Não sou muito adepta de ficção mas sim de " histórias reais e vividas " como tal aconselho-te esse livro, bem como " O ano do pensamento mágico " de Joan Didion; são livros pesados aonde a tentativa do entendimento da morte e da perda prevalece mas eu privilegio muito esse gênero de literatura :)

    ResponderEliminar
  2. Este livro eu comprei no OLX, penso que já não há à venda em livrarias, eu pelo menos em livrarias online não consegui encontrar.. Mas é uma questão de procurares em sites como o OLX, ou a Bibliofeira, ou sites desses..
    Obrigado pelas indicações.. Sim vou pesquizar esses livros, e ver se gosto do enredo..
    Sim eu gosto muito de livros de ficção, mas também gosto muito de livros que nos contem histórias reais, mas histórias como estas fortes, e que nos façam pensar..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar