BOOK | O Retrato de Dorian Gray


"O Retrato de Dorian Gray" é um romance publicado por Oscar Wilde, considerado um dos grandes escritores irlandeses do século XIX. Foi publicado inicialmente como a história principal da Lippincott's Monthly Magazine em 20 de Junho de 1890. Oscar Wilde depois reviu, alterou e ampliou essa edição, que foi publicada como a versão mais tarde por Ward, Lock & Company em Abril de 1891.



A história começa com Basil Hallward a fazer o retrato de Dorian Gray. Este é um jovem belo, que encanta qualquer um, pois tem uma beleza interior e exterior que cativava. A história muda quando Dorian conhece Lord Henry. Pessoa que tem uma visão da vida um pouco diferente. Lord Henry e Dorian tornam-se grandes amigos, devido a um fascínio mútuo que não conseguem explicar. É devido a uma das muitas conversas entre ambos que Dorian tem um desejo interior de nunca envelhecer, de nunca perder a sua beleza. E é por aí que a história se desenrola, enquanto Dorian permanece belo e jovem por toda a vida, o quadro que Basil fez dele vai ficando com as marcas da vida de Dorian.


O livro anda em volta da vaidade de Dorian, da forma de ver e viver a vida de Dorian e de Lord Henry, do medo que descubram quem na realidade envelhece e a vida social de Inglaterra.

Como clássico que é, tem todas as caracteristicas de um clássico. A linguagem da época, a referência à vida social das pessoas e, as grandes descrições feitas pelo autor.

Eu gostei muito da história, da escrita, do facto de a história não tendo muita acção também não é enfadonha, gostei dos personagens, e de toda a sua tragectória. O que eu gostei mais foi realmente de ter gostado da leitura, pois não é o meu estilo preferido. Gostei também de toda a premissa da história, que para a data em que foi escrita é bastante criativa.

Gostaria ainda que me indicassem alguns livros clássicos que achem que vou gostar para ler no próximo mês.

Nome: “O Retrato de Dorian Gray”  Autor: Oscar Wilde ISBN: 9789727083916
Páginas: - Editora: Relógio d'Água


2 comentários

  1. Eu amo Oscar Wilde! Ele é incrível. Como você disse, naquela época era comum ter muita descrição, mas acho que Oscar Wilde é um dos que menos descrevia, já vi cada coisa...meu deus XD. Quero mto ler esse livro e eu amo ele e nunca li ¬¬" a sua capa é linda as daqui do Brasil dão medo lol. Enfim, recomendo Orgulho e Preconceito, sei que vai gostar :D.

    ResponderEliminar
  2. Se ainda não leste tens de ler rápido, é muito bom..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar