BOOK | Gente Vazia


Este é o primeiro livro da triologia "As Promessas do Dr. Sigmundus".

Gente Vazia passa-se no país Gehenna rodeado de mar por todos os lados excepto a norte onde se situa Tavor. Gehenna ainda contempla outro territótrio que é a terra onde a história se desenrola, Tarnagar.

Tarnagar e Gehenna vivem num estado de Paz Permanente. Este estado foi impelmentado pois antes a sociedade encontrava-se devastada pelo crime, não era seguro andar nas ruas, homicídios e roubos eram ocorrências diárias.

Então houve um homem que implementou a tal paz permamete, que foi o Dr. Sigmundos. Este preservou apenas Gehenna como civilização, e em Tarnagar , tornou como asilo toda a ilha.

Tarnagar é a ilha asilo. Toda a ilha é o asilo, e funciona sob categorias de pessoas, não contando com os doentes. A categoria maior pertencia aos administradores, seguidos dos médicos, dos guardas, dos funcionários de limpezas e de cozinha.

As pessoas eram enviadas para o asilo porque sonhavam e esses sonhos levavam a que as pessoas cometessem crimes. Então, o Dr. Sigmundos criou a Icór, medicamento que se dá às pessoas para que parem de sonhar e se tornem pesoas ordeiras.

Dante o protagonista da história sempre viveu no asilo devido ao facto de a sua mãe, paciente do asilo, se ter suicidado. Como Dante não tinha mais família, ficou a viver lá e como não sabia ler nem escrever deram-lhe um trabalho na cozinha como faz tudo, tornando-se assim na última categoria da sociedade do asilo, ou seja, um desprezado.

A Icór é administrada a todas as pessoas maiores de idade (maiores de 14 anos), e o Dante à muito que a toma, mas ela não faz efeito e ele continua a ter os sonhos. É então que ele conhece Bea, uma menina prestes a ter a sua cerimónia de maioridade e prestes a deixar de sonhar. E a amizade entre eles vai cresencedo. Mas eles não podiam ser amigos, pois ela é filha de médicos e ele está só na última categoria da soceiadde.

Até que um acontecimeno veio abalar a calma de Tarnagar. Um paciente estranho vai dar entrada no asilo e vai trazer notícias desconcertantes a Dante e a Bea. E de repente Dante e Bea vêem-se numa aventura de saírem de Tarnagar e descobrirem que o mundo em que sempre viveram pode conter algumas mentiras.



Do resto não posso falar, pois estaria a desvendar toda a história. Mas, recomendo vivamente pois é uma história bem empolgante. E estou ansiosa por ler os outros dois livros.

Não sei se posso classificar este livro como distópico, pois não sei se a história fala de um futuro, mas eu considero-o devido a todas as caraterísticas. O facto de viverem sob o comando de um homem apenas e sob um regime autoritário. O facto de a sociedade se devidir em categorias. E ainda pelo facto de existirem pessoas que querem sair desse regime e se rebelar contra ele.Eu adorei a história e apenas lhe dou 4 estrelas, porque ele tem uns pequenos problemas de revisão.


Nome: “Gente Vazia”  Autor: Brian Keaney ISBN: 9789895575572

Páginas: - Editora: Gailivro - 1001 Mundos


Sem comentários